O XII Encontro de Humanização da SRS Uberaba aconteceu ontem (28/04) na Sala de Reuniões da Superintendência  e discutiu o cuidado com a saúde da mulher gestante, puérpera e mãe, além de bebês , na Macrorregião Triângulo do Sul. Referências técnicas municipais de humanização e representantes do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (CH-UFTM), Hospital Universitário Mário Palmério e Hospital Beneficência Portuguesa, discutiram a Linha de Cuidado Materno e Infantil implantada pelo CH-UFTM e ainda, a humanização do parto, amamentação, atenção básica, visita aberta e direito à acompanhante e a necessidade de haver casas de gestante na região.

Crédito: Sara Braga

Para a referência técnica estadual de humanização, Dehonara Silveira, que vem acompanhando o trabalho do grupo desde o início, o encontro foi produtivo para se discutir os problemas que a rede vem enfrentando na atenção às gestantes e quais estratégias podem ser adotadas para minimizar e sanar esses problemas. “Além disso, é necessário avaliar o alto índice de cesáreas realizadas hoje pelo SUS e também pela rede particular, e como atuar para mudar este cenário, incentivando o protagonismo da mulher sobre sua saúde, suas escolhas e a rede de assistência que ela utiliza”.

Presente no encontro, Hebe Maria Nogueira, autoridade do núcleo de Vigilância Sanitária da SRS Uberaba, afirma que “o trabalho da VISA busca incentivar e orientar o cumprimento de normas sanitárias relacionadas à humanização e à qualidade da assistência materna e infantil; por isso seu papel é fundamental junto à equipe de humanização”.

Graziela Calixto, referência do programa de saúde da mulher do município de Frutal, afirma que “escutar a experiência dos outros é essencial para avaliar a qualidade do nosso trabalho e da assistência que prestamos, pois vivenciamos coisas diferentes uns dos outros. Além disso, a linha de cuidado apresentada pelo HC-UFTM veio justamente de encontro as necessidade que nós temos”, conclui.

Por Sara Braga