A Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS) reuniu, na terça feira (28/04), coordenadores de Imunização dos 50 municípios jurisdicionados à SRS, no auditório do Centro Administrativo do Sul de Minas. O objetivo da reunião foi apresentar a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que começa no início do mês de maio deste ano. Ministrada pela Coordenadora de Imunização da SRS Varginha, Cláudia Gesualdi, a reunião expôs os objetivos e finalidades da campanha, que se inicia especificamente em 4 de maio, e termina no dia 22 do mesmo mês. No dia 9 de maio acontecerá o Dia D de mobilização nacional da campanha.

O objetivo da vacina é evitar complicações da gripe e reduzir a mortalidade. Os grupos alvo da campanha são gestantes, idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), indígenas, puérperas, trabalhadores da área de saúde, funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas e pessoas privadas de liberdade. A meta é a cobertura de 80% dos grupos prioritários. A vacina é composta por vírus fragmentados, é trivalente e é contraindicada para pessoas com alergia grave a ovo e àqueles que já apresentaram reações anafiláticas a doses anteriores.

Cláudia Gesualdi reforçou com as referências presentes, sobre a necessidade de se orientar a população a procurar a vacina no período da campanha, para que, quando iniciar o inverno – período em que aumenta a circulação do vírus – já estejam protegidas. “Deve-se estar atento ao fato de que a vacina não impede a gripe, mas evita complicações, internações e óbitos”, afirmou Cláudia.

Por Assessoria de Comunicação/SRS Varginha