Desde o início de 2015 uma unidade do Mamógrafo Móvel da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) está percorrendo as duas microrregiões da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia: Monte Carmelo/Patrocínio e Uberlândia/Araguari O objetivo é acabar com a demanda reprimida por mamografias, atendendo a população feminina na faixa de 50 a 69 anos desses municípios que compõem a regional de Uberlândia.

Após realizar os procedimentos na microrregião de Monte Carmelo/Patrocínio, atendendo a população feminina nos municípios de Coromandel, Abadia dos Dourados e Monte Carmelo, onde também atendeu a demanda de municípios como Grupiara, Romaria, Estrela do Sul e Douradoquara, a unidade deslocou-se no último sábado (28/03) para a cidade de Prata, município da microrregião Uberlândia/Araguari.

Em Prata, onde  as atividades foram iniciadas na manhã de ontem (30/03),  a expectativa é atender mais de 360 mulheres na faixa etária até o dia 10/04. Em seguida, a Unidade Móvel desloca-se para os municípios de Tupaciguara, Araporã, Indianópolis e Nova Ponte.

Na opinião do prefeito, Anuar Amui, o mamógrafo vem atender antiga demanda da população. “Sempre pensamos em acabar com a nossa demanda reprimida em mamografias. E graças a esta parceria com a SES podemos realizar os procedimentos em nosso município”, declarou o mandatário de Prata.

Mobilização Social em distritos e comunidades rurais

A equipe de Mobilização Social participou da ação. No município de Coromandel, o primeiro contemplado na região, foram feitos encontros com as comunidades rurais de Santa Rosa; Altinho; Brejão e Lagamar dos Coqueiros.

Em Monte Carmelo as atividades foram realizadas em Celso Bueno; Buritis; Tijuca; Perdizes e Brejãozinho. Em Prata a equipe realizou ontem (30/03) atividades na escola municipal da comunidade de Monjolinho.

Na manhã de terça-feira, 31/03, houve palestra sobre a importância da mobilização com 80 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e, em Jardinézia, o encontro foi com 100 alunos de 1º e 2º graus.

Para o secretário municipal de saúde de Prata, Ricardo Ticly, que acompanhou as atividades mobilizadoras, a prevenção é a palavra de ordem neste procedimento. “É sabido que o quanto antes for diagnosticado um câncer de mama, mais fácil e mais rápido será o tratamento e a recuperação das pacientes. A presença do Mamógrafo Móvel em Prata vem contribuir para que nossa população feminina conscientize-se sobre a necessidade de realizar a mamografia”, salientou Ticly.

Por Cássio Machado