Exposição desperta reflexão sobre a gravidez e nascimento

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG) lança a exposição interativa Sentidos do Nascer. A abertura oficial será no próximo dia 6 de abril (segunda-feira), às 14h30, no Parque Municipal – próximo ao Teatro Francisco Nunes. Esta é mais uma iniciativa de promoção à saúde e leva à população informações sobre os benefícios do parto normal e, por meio de atividades lúdicas e sensoriais, provoca uma reflexão sobre a experiência do parto. Durante a exposição, os visitantes poderão participar de rodas de conversa, oficinas, assistir exibição de documentários e, de forma interativa e sensorial, experimentar as sensações da gravidez e do nascimento.

O objetivo é incentivar a mudança no modelo de assistência ao parto pela transformação do viés cultural. A exposição é aberta ao público e ficará no Parque até o dia 26/04, depois segue para o Boulevard Shopping, onde ficará entre os dias 04 e 31 de maio.

Sentidos do Nascer foi um dos 12 projetos entre 183, selecionados pelo Ministério da Saúde (MS), Fundação Bill e Melinda Gates e pelo CNPq,para receberem um incentivo financeiro de R$8,4 milhões no total.A escolha priorizou os trabalhos que buscam diminuir a alta taxa de nascimentos prematuros no país. O projeto vem ao encontro de forma complementar às outras iniciativas da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) que priorizam a atenção à saúde da mulher e da criança, desde o inicio do pré-natal à puericultura, pensando a longo prazo na qualidade de vida da população.

O projeto foi idealizado pela pediatra, epidemiologista e coordenadora da Comissão Perinatal e do Movimento BH Pelo Parto Normal da SMSA-BH, Sônia Lansky e pelo professor do programa de pós-graduação em História e Educação da Faculdade de Educação da UFMG (FAE-UFMG) e Historiador da Ciência, Bernardo Jefferson de Oliveira.  O projeto interdisciplinar que envolve professores e alunos bolsistas da UFMG e de outras universidades do País, contempla ainda a realização de uma pesquisa para analisar os efeitos da exposição e avaliar mudanças na percepção do público visitante sobre o parto e nascimento.

A Coordenadora da Comissão Perinatal da SMSA, Sônia Lansky, reforça a necessidade da mudança de cultural e alerta para os riscos da cesariana desnecessária. “Devemos mudar a forma como se nasce no Brasil. Sabemos que há efeitos graves para a saúde dos bebês, intervenções desnecessárias no corpo da mulher e no processo natural do parto, que deixam uma carga negativa para esse momento tão importante. Precisamos empoderar a sociedade sobre o que deve ser feito para a proteção da infância, da saúde de mãe e filho”, ressaltou.

A exposição

A estrutura física da exposição é composta de três contêineres e cinco ambientes. A tecnologia empregada permite que os visitantes interajam com o espaço e as propostas de educação pelos sentidos. O percurso tem início no espaço intitulado “Gestação”. Nesse ambiente, uma tela de televisão exibirá uma projeção 3D da imagem do visitante, que se verá grávido; homens também poderão experimentar a sensação da gravidez. A experiência interativa ainda permitirá o registro do momento através de fotos que poderão ser compartilhadas nas redes sociais.

Na sequência, as pessoas entrarão no “Mercado do parto” – um momento de crítica à forma de tratamento da gestação e do parto como um negócio comercial. Com produtos “à venda” e dispostos em gôndolas, os visitantes serão confrontados com o interesse econômico que permeiam o nascimento no Brasil e que leva à massificação da experiência do nascimento que, por essência, é única.

O terceiro ambiente é o marco da exposição. O “Controvérsias” é o espaço para o diálogo entre os sujeitos que comumente opinam e influenciam a decisão da mulher sobre a via de parto: cirúrgica ou normal. Um vídeo elaborado exclusivamente para a exposição coloca para conversar personagens que resumem a multiplicidade de pontos de vistas e argumentam contra ou a favor ao parto normal. Com linguagem simples e direta, simula o que os casais grávidos costumam ouvir durante a gestação.

Após o vídeo, o público segue para a experiência sensorial do “Nascimento”. Nesse ambiente, os visitantes ouvirão sons de batimentos cardíacos e ruídos que reproduzem os barulhos internos que a criança ouve quando está no ventre da mãe. Os visitantes simularão a entrada no útero e passarão pelo canal de parto. Ao final, serão recebidos pela imagem de uma mulher de braços abertos.

Além disso, quem quiser poderá deixar um depoimento que será registrado em vídeo. É uma oportunidade para que cada visitante coloque sua voz nesse amplo debate.

Movimento BH pelo Parto Normal

Lançado pela SMSA em 15 de maio de 2007, o Movimento BH pelo Parto Normal divulga as boas práticas de atenção obstétrica e neonatal, além dos benefícios do parto normal por meio de ações educativas e cursos para a sociedade, profissionais de saúde e estudantes. Os resultados do trabalho já podem ser observados nos números de redução de cesarianas desnecessárias no município. Em 2011, a taxa de cesarianas das maternidades do SUS era de 30,3% e em 2014, dados parciais indicam uma redução para 29,3%, muito abaixo do índice nacional, que é de 40,0%. No setor privado, em 2011, a taxa era de 78,5%, em 2014, o número parcial aponta para 72,8. Entre 2013 e 2014 houve uma redução geral deste índice na cidade de 52 para 50%, como reflexo das ações de promoção do parto normal.

Serviço:

Exposição Sentidos do Nascer

Local: Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Funcionamento de 07 a 26 de abril, das 10 às 18h.

Abertura:  dia 6 de abril (segunda-feira), às 14h30.

Por Assessoria de Comunicação / Secretaria Municipal de Saúde BH