O período crítico da Dengue – que se dá entre os meses de outubro a maio – reforça a necessidade das ações de prevenção. A Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS) Varginha possui municípios em estado de atenção: Lavras e Ribeirão Vermelho, que se destacaram no número de casos e notificações. Para reforçar o trabalho de prevenção no município, bem como a mobilização da população, conscientização através da exposição do problema e apoio técnico, estiveram nestes municípios, de 16 a 27 de março, equipes da Força Tarefa Estadual de controle da Dengue.

Crédito: Tânia Corrêa

O município de Ribeirão Vermelho contou com o apoio de 5 agentes e 1 supervisor da Força Tarefa que desempenharam ações de combate e intensificaram a mobilização junto à população. Tratamento focal, levantamento de índice (LI), limpeza e remoção de criadouros foram algumas das ações práticas que tiveram o apoio da equipe no município, abrangendo bairros como Morada Nova, Amoreira, Boa Vista, Nossa Senhora Aparecida e Engenho da Serra. Com o apoio da Força Tarefa, a equipe municipal de endemias encerrou o primeiro ciclo de tratamento e iniciou o segundo. Para Manoel Gonçalves Dias, supervisor da equipe da Força Tarefa em Ribeirão Vermelho, há ainda muitos desafios para serem vencidos no município. “Vivemos isso há anos. O tratamento com inseticida não é mais eficaz isoladamente; é necessário aliar à mobilização e à educação em saúde”, afirmou. Ele acredita que a população necessita de uma maior compreensão e aceitação de que a situação epidemiológica do município já é grave. Apesar disto, a gestora de Saúde, Leidinara Rocha, relatou que os agentes da Força Tarefa foram muito bem recebidos pela população.

No município de Lavras, a equipe da Força Tarefa foi coordenada pelo supervisor Luiz Cláudio dos Reis e os 43 agente foram divididos em 3 equipes: Centro, Campestre I e Vista do Lago (Cohab). Luiz Cláudio afirmou que o trabalho “foi intenso, mas muito bem aceito”. Alertou para a grande quantidade de lixo acumulada dentro das residências, o que, aliado às chuvas deste período do ano, pode colaborar para a proliferação do Aedes aegypti.

A equipe da Vigilância Epidemiológica de Lavras iniciou, juntamente com a equipe da Força Tarefa, o segundo ciclo de tratamento focal. “Temos não só entrado nas residências para retirar os criadouros, como também, para alertar à população de que este trabalho de limpeza deve ser feito por eles, dia a dia”, afirmou Hernani Costa, coordenador do Programa de Dengue do município de Lavras.

Por Tânia Corrêa