A Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis promoveu na terça-feira, 25 de novembro, a 10ª Reunião com os municípios do Centro-Oeste de Minas, voltada para as referências de mobilização Social que atuam na dengue e no programa estruturador Viva Vida. O Encontro teve como objetivo avaliar as ações educativas desenvolvidas pelos municípios no ano de 2014.

Foram apresentados o balanço das ações executadas, o instrutivo de monitoramento das atividades de dengue e Viva Vida, o calendário de 2015 com a data do envio das ações educativas para a Regional de Divinópolis, o modelo de relatório padrão, além reforçar os conceitos de Mobilização social.

Outro ponto discutido foi a orientação para que as ações de dengue e Chikungunya aconteçam concomitantemente abordando as diferenças dos sintomas, a situação epidemiológica do Estado e Região, tratamento e os vetores que os mesmos do da dengue, o mosquito Aedes Aegypiti e Albopctus.

Além disso, os municípios de Cláudio, Santo Antônio do Monte, Moema, Nova Serrana e Formiga apresentaram suas experiências desenvolvidas no combate à dengue e redução da mortalidade Infantil e materna. O Município de Cláudio mostrou como se organizou e formulou um projeto para desenvolver a mobilização social. A cidade também criou uma peça de teatro com o nome “Chapeuzinho vermelho e mosquito mal”. Santo Antônio do Monte ressaltou os trabalhos de saúde da mulher e da criança junto ao Centro de Referência Secundária Viva Vida e formação e capacitação dos membros do Comitê em Defesa da Vida. Moema expôs a sua experiência com troca de materiais inservíveis por legumes, frutas e verduras retiradas da horta comunitária cuidada pelos próprios agentes de endemias. Já Nova Serrana ressaltou as palestras com funcionários das empresas de calçados. Formiga finalizou expondo os trabalhos realizados nas escolas, em parceria com a atenção primária, além do passeio ciclístico que conta com o apoio da população.

Por Willian Pacheco