A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG) e a Sociedade Brasileira de Mastologia  (Regional de Minas Gerais) realizaram a Campanha Estadual Outubro Rosa com extensa programação durante todo o mês de outubro, em parceria com Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Montes Claros, hospitais e empresas públicas e privadas, levando atendimento médico e orientações com especialistas para a população.

No norte de Minas foram agendados 4.403 mil exames de mamografia, enquanto que cerca de 2.800 mulheres foram atendidas durante o mês de outubro, segundo dados da SMS de Montes Claros. Além da realização de palestras em escolas, igrejas e empresas, a campanha contou com exposições, iluminação especial, atividades físicas coletivas como passeio ciclístico, corrida, caminhada e também dicas de beleza e solidariedade com o Salão Solidário que bateu recorde de atendimentos na cidade. A campanha foi encerrada com a Troca Solidária, evento promovido em parceria com a Fundação Dilson Godinho que arrecadou nos dias 30 e 31, 1.186 quilos de alimentos, que foram doados para o Lar das Velhinhas de Montes Claros.

A Superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Olívia Pereira de Loiola comenta sobre a participação e o envolvimento da comunidade na campanha. “O Outubro Rosa deste ano teve como diferencial a participação maciça da população que abraçou a causa. As pessoas se vestiram de rosa e queriam participar, mobilizar seus vizinhos e amigos. Isso foi imprescindível para o êxito da campanha em todo o Norte de Minas.”

A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros  faz agradecimento especial às madrinhas da campanha, imprensa e também aos parceiros: Academias Atlhética, FW13; Associação de Indústria e Comércio de Montes Claros – ACI, Associação Presente de Apoio ao Paciente com Câncer Padre Joãozinho, Azul Linhas Áreas, Avon Cosméticos, Canal 20, 7º Batalhão de Bombeiros Militar, COTEMINAS, Faculdades Integradas Pitágoras – FIPMoc, Faculdades Unidas do Norte de Minas –FUNORTE, Hospital Dilson Godinho, Hospital Aroldo Tourinho – HAT, Hospital Universitário Clemente de Faria – HUCF, Hospital Santa Casa de Montes Claros, Ibituruna Center Shopping, Rede Inter TV Grande Minas, Jornal de Notícias, Jornal Gazeta Norte Mineira, Jornal O Norte de Minas, Blog Let´s Go, Mary Key Cosméticos, Programa Revista Geraes, Programa Conversa Fiada, Projeto de Extensão Vida Presente, Rádios Educadora AM, Transamérica FM e Itatiaia FM, Revista Tempo, Sites Contatoonline e O Personal, Secretaria Municipal de Saúde e Universidade Estadual de Montes Claros -Unimontes.

#NovembroAzul

Lançada durante Congresso Mineiro de Urologia, a campanha marca a criação da Comissão de elaboração do Programa Estadual de Prevenção e Controle do Câncer de Próstata em Minas ‘Homem que é homem se cuida’. Esse é o lema da Campanha Novembro Azul lançada no dia 30 de outubro, e que tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O ponto forte da campanha é sensibilizar os homens com mais de 45 anos para que eles procurem um urologista ao menos uma vez por ano e façam os exames preventivos. Aos homens negros ou com histórico da doença na família, os cuidados devem começar aos 40 anos, já que é um grupo que apresenta maior incidência da doença.

Além do câncer de próstata, a campanha também visa incentivar os homens a terem mais atenção com a própria saúde, já que as mortes masculinas por outros tipos de câncer e por doenças crônicas como hipertensão e diabetes são maiores que no público feminino.

Esta é a primeira vez que a Secretaria de Estado de Saúde participa da campanha realizada mundialmente. E não por acaso, escolheu a data para criar uma Comissão para elaboração do Programa Estadual de Prevenção e Controle do Câncer de Próstata em Minas Gerais e da implantação e implementação da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Durante todo o mês de novembro a SES realiza ações de conscientização e mobilização voltadas à população masculina, com palestras em empresas com quadro de funcionários majoritariamente masculinos; distribuição de material informativo, entre outras. Pontos turísticos e estátuas masculinas espalhadas nas ruas serão iluminados de azul para lembrar a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados com a saúde do homem.

Por Bia Andrade