Dentro das ações em torno da campanha “Outubro Rosa”, aconteceu na Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano uma palestra sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce como forma de prevenir a doença. A palestra, realizada pelo médico Flávio Dias, alertou as mulheres da Regional sobre o que é a doença e como elas podem prevenir. O câncer de mama se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (câncer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. O câncer também é comumente chamado de neoplasia.

Segundo a estimativa sobre Incidência de Câncer no Brasil (2014-2015), produzida pelo Inca, o Brasil terá 576 mil novos casos de câncer por ano. Desses, 57.120 mil serão tumores de mama.

O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente. É importante lembrar que nem todo tumor na mama é maligno e que ele pode ocorrer também em homens, mas em número muito menor. A maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames médicos. Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos. (fonte:www.mulherconsciente.com.br)

Números

Estiveram ainda na palestra, Karoline Reis, coordenadora da Associação de Assistência às Pessoas com Câncer (Aapec), Marina Bravim, técnica em Farmácia da Aapec, e Vitória Pires, referência técnica em Saúde da Mulher da Regional de Coronel Fabriciano. A Associação de Assistência às Pessoas com Câncer (Aapec) é uma organização não governamental (Ong) independente, sem fins lucrativos e que atua desde 2003 no tratamento e combate à doença. Karoline Reis reforçou ao final da palestra do médico a necessidade do diagnóstico, já que muitas uma das razões para a proliferação da doença é o diagnóstico tardio.

Vitória Pires fala sobre a importância da prevenção. Crédito: Roberto Bertozi

Vitória Pires, da Regional de Coronel Fabriciano, salientou o compromisso do Estado, que atua de forma exemplar para minimizar o agravamento da doença e possibilitar maior chance de cura. O Estado investe na ampliação do rastreamento e oferece a mamografia para as mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos, o que permite que mais de 750 mil mulheres sejam beneficiadas por ano. Em 2013, foram realizadas mais 650 mil mamografias em Minas, sendo que, deste total, quase 35% foram em mulheres com idade entre 40 e 49 anos. Com a ampliação da faixa etária, cerca de três milhões e 381 mil mulheres já foram atendidas no estado.

Por Roberto Bertozi