Durante toda a Semana do Servidor Público, realizada entre os dias 27 e 30/10 e também no período de 03 a 07/11, uma unidade do mamógrafo móvel estará na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Os caminhões são equipados para realizar a mamografia e estão percorrendo todo estado. A Unidade Móvel de Mamografia da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) tem como público alvo mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos.

Crédito: Marcus Ferreira

A analista educacional da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), Maria Dirce Ribeiro, de 52 anos, considera a campanha uma grande iniciativa para prevenir e combater o câncer de mama. “O mamógrafo móvel é uma excelente ação realizada pelo Governo de Minas, pois permite que as mulheres, muitas vezes sem tempo, possam realizar o exame e ter o diagnóstico em mãos”, afirma.

O câncer de mama é um tumor maligno, que se desenvolve na mama por causa de alterações genéticas em células, que passam a se dividir descontroladamente. O melhor exame para detectar o tumor em sua fase inicial é a mamografia. E quando o diagnóstico é feito no início da doença, a chance de cura chega a 95%. Atualmente, o câncer de mama é o de maior incidência e mortalidade entre as mulheres, sendo responsável por 25% de todos os cânceres diagnosticados.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) são esperados, para este ano, mais de 57 mil casos da doença no Brasil e 5.210 novos casos em Minas. “Na minha família já ocorreram outros casos de câncer por falta de um melhor cuidado com a saúde e prevenção. Então, incentivo e recomendo sempre que todas as mulheres próximas a mim realizem a mamografia, porque é a melhor forma de identificar precocemente o câncer de mama e, assim, aumentar as chances de cura da doença,” relata a assistente técnica (SEE-MG), Cleide Beatriz, de 55 anos.

De acordo com a assistente jurídica da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS-MG), Sônia Cristina de Castro, de 43 anos, é importante fazer o controle anual, como realizar o exame e saber o diagnóstico correto para evitar transtornos futuros. “A campanha Outubro Rosa é necessária, já que ela incentiva e alerta nós mulheres para fazer o exame”, ressalta.

Atendimento

O mamógrafo móvel funcionará de 8h as 17h, atrás do centro de convivência e é necessário agendamento prévio dos exames, que podem ser realizados pelos seguintes telefones: 3915-9870 / 3915-9871 / 3915-9869. Além disso, também é possível agendar o exame de mamografia nas Unidades Básicas de Saúde ou nos Centros Viva Vida de Referência Secundária. São mais de 200 locais para realizar a mamografia.

Por Peterson Moreira