Com o objetivo de reforçar e mobilizar a população quanto à prevenção e combate ao câncer de mama, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em parceria com outras instituições públicas e privadas que formam o Grupo Rosa, promoveram no sábado (25/10), no centro de Governador Valadares, diversas atividades de encerramento da campanha do Outubro Rosa na cidade.
 
O evento teve início com a concentração de cerca de 3 mil pessoas na Praça dos Pioneiros, onde foram oferecidos diversos serviços, como aferição de pressão, teste de glicemia, corte de cabelo e manicure pelo Salão da Solidariedade da SES-MG, além de ginástica laboral e aula de Yankum (ginástica chinesa). Em seguida, a multidão saiu em caminhada pelo centro de Valadares chamando a atenção para a necessidade de prevenção contra o câncer, retornando depois à praça, onde as ações tiveram continuidade.

Crédito: Frederico Bussinger

Na parte da tarde houve uma competição de pilotos de paraglider’s, que saltaram do pico da Ibituruna utilizando a camisa da campanha, onde o objetivo da prova era pousar num alvo (mosca) com a cor rosa.

As iniciativas integram as estratégias do Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama da SES-MG. Esse programa estimula mulheres de 40 a 69 anos a fazerem mamografia de dois em dois anos, como medida de prevenção ao câncer de mama. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 95%.

A superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Sheila Aparecida Ribeiro Furbino, destacou a importância da Campanha. “A intensão de toda essa mobilização é de conscientizar as mulheres da importância do diagnóstico precoce, principalmente as mulheres com idade entre 40 e 69 anos de idade. Não podemos mais aceitar que mulheres mineiras morram por uma doença que pode ser prevenida”, frisou.

A senhora Maria de Lourdes Leonardo de 83 anos, do Grupo Vicentino de oração era uma das mais animadas na caminhada. “Desde nova faço o exame de mamografia. A gente não pode relaxar com a saúde e esse ajuntamento aqui hoje é muito importante para chamar atenção das pessoas sobre a prevenção do câncer”, afirmou.

No Salão da Solidariedade da SES-MG, uma equipe de cabeleiras e manicures atendeu ao público. Ao final do evento, 12 pessoas doaram seus cabelos e foram distribuídos 100 kits de manicure. O cabelo recolhido foi encaminhado para o Núcleo de Especialistas em Oncologia (NEO), que desenvolve o projeto “Amor em Fios” e será utilizado na confecção de perucas  para pacientes em tratamento de câncer.

Crédito: Frederico Bussinger

Lara Taline de 16 anos foi uma dessas doadoras. Ela ficou sabendo do evento e da caminhada através da mobilização que o SESC de Governador Valadares fez junto alunos do Programa Poupança Jovem, da qual faz parte. “Sempre tive vontade de doar o cabelo e quando fiquei sabendo do evento  logo quis participar. É muito bom ser solidária e pensar no próximo”, enfatizou.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil o câncer de mama é a doença que mais atinge as mulheres — são mais de 57 mil novos casos estimados no País para 2014. A idadeainda é um dos principais fatores de risco: quatro em cada cinco pacientes têm mais de 50 anos.

A Campanha este ano em Valadares, foi desenvolvida pelo Grupo Rosa, formado pelaSuperintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares, CDL-GV, FIEMG,  NEO, Hospital Samaritano,  Casa de Apoio Acolhe Vida; Associação de Apoio a Pacientes com Câncer (AAPEC), Prefeitura de Governador Valadares/Secretaria Municipal de Saúde/Centro Viva Vida,  Associação Valadarense de Voo Livre, Associação de Assistência aos Doentes Renais e Transplantados (AADORT) e UNIVALE.

Por Frederico Bussinger