A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Araguari e a Organização Não Governamental (ONG) Semente Esperança realizam o Salão da Solidariedade nesta segunda-feira, 20 de outubro, em Araguari. A ação de mobilização social teve o objetivo de atrair a atenção das mulheres para o autocuidado, incentivando a realização de mamografias, imprescindível para a prevenção do câncer de mama. Durante todo o dia, na Praça Manoel Bonito, foram oferecidos cortes de cabelo e manicure às mulheres que passaram pelo local. Ao todo, 55 mulheres doaram seus cabelos, que serão repassados ao Hospital do Câncer de Uberlândia para a confecção de perucas para as pacientes que estão em tratamento contra o câncer.

Silvana de Fátima Moraes, caixa de supermercado, disse que ficou sabendo da ação por meio de uma amiga que também compareceu ao evento para doar os cabelos. “Há cinco anos deixo meu cabelo crescer, e hoje posso fazer a alegria de outra pessoa que precisa dele. Tenho certeza que ficarei bonita de cabelo curto, e logo ele crescerá de novo”.

Em Araguari, quem deu um show de solidariedade foram as crianças, que comparecem em grande número. Raíssa Patrício Lopes, 9 anos, deixou o cabelo crescer já com o objetivo de doá-lo e teve todo o apoio da mãe, Aline Aparecida Patrício. “Hoje, estamos aqui, mãe e filha, uma incentivando a outra, para este gesto tão importante”, comentou a mãe.

A jornalista, Tatiana Oliveira, ao fazer a matéria para a televisão local, se emocionou ao ver a solidariedade da pequena Raíssa e revolveu também participar desta boa ação. “Meu cabelo vai ficar muito mais bonito na cabeça de outra pessoa”, ressaltou a comunicadora.

Um grande parceiro do Salão da Solidariedade foi a ONG Semente Esperança, que atualmente conta com mais de 600 pacientes cadastrados e destes, 278 recebem visitas. “Nas últimas semanas, durante nossas visitas domiciliares, divulgamos o evento, bem como levamos as informações para as igrejas, rádios e jornais locais”, disse a presidente da ONG, Maria Aparecida Peixoto Cruz. “Agora vamos levar pessoalmente a sacola cheia de cabelos para o Hospital do Câncer de Uberlândia. Muito positivo o resultado da mobilização”, completou a presidente.

Crédito: Cássio Machado

A Secretária de Saúde de Araguari, Lucélia Rodrigues, disse que o Salão da Solidariedade da SES/MG veio agregar às ações municipais do Outubro Rosa. “Neste mês, estamos realizando os mutirões de prevenção do câncer do colo do útero e do agendamento de mamografias nas Unidades de Saúde, tivemos no último domingo a Corrida das Guerreiras, e no dia 31 encerramos o mês rosa com atividades artísticas”, concluiu a gestora de saúde de Araguari.

Programação – Outubro Rosa em Uberlândia e região

22 a 30/09/2014: A Unidade Móvel do Mamógrafo esteve em Tupaciguara entre os dias 22 a 30 de setembro e atendeu 420 mulheres de 40 a 69 anos de idade. Além das tupaciguarenses, foram contempladas pacientes de Araporã, Monte Alegre de Minas, Prata, Canápolis e Centralina. No sábado, 27 de setembro, as Unidades de Saúde de Tupaciguara realizaram o mutirão de prevenção do câncer do colo do útero. Houve também uma caminhada, em Tupaciguara, no dia 30 de setembro, marco da Campanha do Outubro Rosa em Minas Gerais.

01 a 31/10/2014: Iluminação de pontos estratégicos. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais iluminará dois pontos estratégicos em Uberlândia: o Mercado Municipal (dias 04, 05, 09, 10, 15 e 16 de outubro) e a Igreja do Rosário (dias 23, 24, 30 e 31 de outubro). A sede da SRS Uberlândia também foi iluminada! Já a Prefeitura de Uberlândia iluminou o Teatro Municipal, o Museu Municipal e a Casa da Cultura. A iniciativa privada também participa da campanha. O Centro Viva Vida de Referência Secundária de Patrocínio também adotou a luz rosa na sua fachada, como também Igrejas e Prefeituras de Uberlândia, Monte Carmelo, Araguari e Coromandel.

01 a 31/10/2014: Exposição dos sutiãs. As vinte obras de arte confeccionadas pelos servidores das SRS Uberlândia no ano de 2013 estiveram em exposição entre os dias 1º a 15 de outubro na sede do SESC Regional, em Uberlândia. Ao visitar a exposição, as pessoas podem doar lenços e chapéus para as mulheres que estão em tratamento do câncer. Dia 16 de outubro, a exposição itinerante esteve na Algar Agro, e nos dias 17 e 18 de outubro, as peças foram expostas no Center Shopping, durante a ação de mobilização social promovida pelo SESC. Dia 20 de outubro a exposição esteve no Salão da Solidariedade de Araguari, e entre os dias 21 e 24 de outubro, os sutiãs estarão nas Unidades de Saúde de Monte Alegre de Minas, e de 27 a 31 de outubro, as Unidades de Saúde de Tupaciguara receberão a exposição.

1º de outubro: Mobilização da equipe interna da Regional de Saúde de Uberlândia. Foi realizado um levantamento de todas as servidoras que trabalham na SRS Uberlândia que tenham entre 40 a 69 anos, idade preconizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para o rastreamento do câncer de mama. Com o apoio das coordenadorias, cada uma delas foi mobilizada com um folheto personalizado, ou seja, com seu nome, em cima do mote da campanha de 2014, “Não enrola, Sueli”.

Por Lilian Cunha