A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em parceria com outras instituições públicas e privadas, deu início a uma série de ações de mobilização social na promoção do Movimento Outubro Rosa, em Governador Valadares. No município, as atividades tiverem início com a presença da unidade móvel de mamografia da SES-MG, que em parceria com o Centro Viva Vida de Referência Secundária (CVVRS), está desde o dia 29-09 realizando mamografias de rastreamento em mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos. A ação do caminhão foi encerrada hoje (03-09) com a realização de cerca 300 exames. No dia 06/10, o caminhão inicia os trabalhos em Frei Inocêncio e posteriormente segue para Jampruca, Alpercata e Fernandes Tourinho, todos da região de saúde de Governador Valadares.

Valdete Rosa Nonato viu no mamógrafo da SES-MG a oportunidade de checar como anda a saúde. “Ano passado, aos 55 anos, foi a primeira vez que fiz mamografia. Nunca me preocupei com isso, achava bobagem. Aí apareceram muitos nódulos e fiquei preocupada. Desde então, não descuido mais da saúde, ainda mais que meus pais morreram de câncer – pode ser hereditário”, disse.

As iniciativas fazem parte da campanha lançada oficialmente pela SES-MG em Belo Horizonte, no dia 30-09, e integram as estratégias do Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama. Esse programa estimula mulheres de 40 a 69 anos a fazerem mamografia de dois em dois anos, como medida de prevenção ao câncer de mama. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 95 %.

No evento foi assinada pela Secretaria, uma deliberação que permite o repasse de incentivo financeiro extra no valor de R$ 2,5 milhões ao ano para a realização de exames de ultrassom para mulheres com BIRADS 0, nos casos em que a mamografia não for suficiente para o diagnóstico conclusivo. Com esta ação, a SES incentiva que os prestadores garantam o acesso rápido e fácil aos exames para diagnóstico do câncer de mama e, caso encontre alguma alteração, terá assegurado os exames completares até o término do tratamento.


Outra ação da campanha que está sendo realizada, fruto de parceria da SRS-GV com os Correios, foi iniciada ontem (02-10) com a iluminação com a cor rosa da Agência Central da instituição no centro de Valadares. A iluminação ainda ocorrerá nos dias 07 e 08, 12 e 13 e 16 e 16 e 17 deste mês.

Segundo a superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Sheila Aparecida Ribeiro Furbino, “o objetivo de toda essa mobilização é de conscientizar as mulheres da importância do diagnóstico precoce, principalmente as mulheres com idade entre 40 e 69 anos de idade. É importante que o exame preventivo de mamografia, seja feito, pois o câncer de mama não escolhe sua vítima”, destacou.

A prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa destacou a importância do Outubro Rosa. “Este é um mês dedicado à reflexão, à prevenção e ao cuidado. É fundamental que as mulheres compareçam às unidades de saúde, que são a porta de entrada para a prevenção de doenças, e marquem as mamografias. Caso seja necessário, lá elas serão encaminhadas para o Centro Viva Vida, que oferece um tratamento correto, de qualidade e com equipamentos de ponta, para que todas saiam vencedoras”, frisou.

Programação em Valadares

Por iniciativa da Superintendência Regional de Saúde (SRS), foi criada em Valadares, o grupo Rosa, que desenvolverá em parceria, uma série de ações da campanha Outubro Rosa. Ele é formado pela Superintendência CDL-GV, FIEMG, SESC, Núcleo de Especialista em Oncologia (NEO), Hospital Samaritano, Casa de Apoio Acolhe Vida; Associação de Apoio a Pacientes com Câncer (AAPEC), Prefeitura de Governador Valadares/Secretaria Municipal de Saúde/Centro Viva Vida, GV Shopping, CEMIG, Associação Valadarense de Voo Livre, Associação de Assistência aos Doentes Renais e Transplantados (AADORT), Sistema Prisional (PACA, Presídio GV, Sócio Educativo, PAC Feminina e Presídios de Mantena e Conselheiro Pena).

Programação da Campanha:

- 01-10 a 31-10 – Iluminação de Rosa do Prédio da SRS-Governador Valadares e decoração de todos setores com motivos da campanha;

- O GV Shopping, em parceria com a SRS-GV irá distribuir no mês de outubro, material gráfico da campanha aos lojistas (folders e cartazes) e irá fixar o cartaz em pontos estratégicos daquele estabelecimento;

- Iluminação rosa da imagem de Nossa Senhora das Graças, localizada no ponto mais alto do Pico do Ibituruna;

- dia 18-10 (sábado), de 10 às 16 horas na Praça dos Pioneiros, Centro de Governador Valadares, a CDL-Governador Valadares, com a participação da SRS-GV e diversos parceiros institucionais irá promover o DIA ROSA, com promoção de desfiles, palestras sobre saúde da mulher, sorteio de brindes, distribuição de lacinhos rosa e material gráfico da campanha, além de serviços como aferição de pressão e teste de glicemia;

- Iluminação Rosa dias 02 e 03, 07 e 08, e 13 e 14/10 do Prédio da Agência Central do Correios no Centro de Governador Valadares;

- dia 23 de outubro na FIEMG (Av. Brasil, 4000, ás 18h30, palestra da Dra. Maria Inez da SMS-GV, com o tema: prevenção câncer de mama. Público alvo , usuárias do PSF’s de Valadares e funcionárias da FIEMG;

- dia 25/10 ( 08h30min às 12 horas), grande evento de encerramento da campanha será promovido na Praça dos Pioneiros ,através de uma Caminhada do Outubro Rosa. A mobilização sairá da Praça dos Pioneiros circulará no centro e retornará a praça, onde acontecerão diversas atividades e oferecidos serviços em tendas, como corte de cabelo, aferição de pressão e teste de glicemia, entre outros.

Neste evento, também será promovido o SALÃO DA SOLIDARIEDADE, de 09 ás 17 horas, iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde que vai montar estrutura (tenda), com cabelereiros e manicures. O cabelo recolhido será encaminhado para o NEO, que tem o projeto “Amor em Fios”, que serão utilizados na confecção de perucas para pacientes em tratamento de câncer.

- paralelo ao dia 25-10, do evento da caminhada, parceria da SRS-GV com Associação Valadarense de Voo Livre, que durante o 1º Encontro de paraglider’s, promoverá uma um revoada de pilotos que utilizarão peças da campanha (fita, pano, birutas rosa...).

Por Frederico Bussinger