Ação que integrou o 31º Festivale é mais uma estratégia de combate à dengue da SES-MG

Para conscientizar e capacitar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) de Araçuaí, pertencente à Regional de Diamantina, foi realizado o evento Gastronomia Sustentável no município. A atividade aconteceu hoje, (02/07), durante o 31º Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha.

Durante a mobilização, foi ressaltada a importância de se descartar corretamente os resíduos produzidos na cozinha para eliminar possíveis focos de dengue como cascas de ovos, latas de alumínio, embalagens plásticas e caixas de leite. A ação pretende transformar os participantes em multiplicadores das informações para a população local, já que foi detectado que cerca de 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão nas residências.

Os participantes também receberam materiais de orientação sobre a dengue e livros com receitas de pratos salgados e doces cujo foco está no descarte adequado de embalagens ou no reaproveitamento dos materiais que poderiam acumular água.

A secretária de Saúde de Araçuaí, Maria de Jesus Loredo Rocha, elogiou a ação e ressaltou a importância de eventos como esse para a equipe de saúde do município: “Temos que ter profissionais estimulados e, hoje, eles puderam perceber como o trabalho deles é importante para a erradicação da dengue e outras doenças na cidade. Através dessa atividade, conseguimos resgatar isso, além de unir cultura e saúde em um mesmo evento”, completou.

Cozinha sustentável

A atividade de conscientização em Araçuaí foi coordenada pela designer e mobilizadora social, Vanessa Albuquerque, e pelo assessor de imprensa da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia e chefe de cozinha, Cássio Machado. Ambos alertaram os profissionais de saúde sobre a os riscos da dengue e os prejuízos que ela pode gerar para o município.

“O mais importante desse evento é chamar a atenção da população sobre o correto descarte dos inservíveis usados na cozinha. Hoje plantamos uma sementinha e esperamos de todos os profissionais a multiplicação dos conceitos para a comunidade local”, apontou Cássio. Já Vanessa destacou que as embalagens dos ingredientes podem se transformar em lindas peças decorativas, bolsas e bijuterias. “Se cada um fizer sua parte conseguiremos bons resultados na luta contra a dengue. Embalagens quando reaproveitadas, além de reduzir os focos da doença, contribuem com o meio ambiente e podem se tornar lindos objetos decorativos”, completou.

A turma que participou da oficina de Gastronomia Sustentável aprendeu a fazer a receita penne al limone. No total, mais de 100 profissionais de saúde participaram da atividade que contou com degustação do prato ensinado. O ACE de Schnoor (distrito de Araçuaí), Marcelo Lopes de Jesus, foi um dos que participou do evento pela primeira vez. “Toda oficina é um aprendizado e esta foi muito útil para a gente. Aprendi muita coisa que vai me ajudar no dia a dia e irá engrandecer muito o meu trabalho e dos meus colegas. Tivemos um dia bastante produtivo”, contou ao final do evento.

Durante o dia, os ACS e ACE também participaram de uma palestra promovida pelo Setor de Epidemiologia da SES/MG, com a apresentação de dados recentes sobre a dengue no estado, bem como métodos preventivos e orientações para serem repassadas aos moradores. Em seguida, uma segunda palestra foi ministrada com o tema Mobilização Social. Foram ressaltados exemplos de ações e estratégias envolvendo a sociedade que podem ser desenvolvidas com o intuito de prevenir novos casos da doença.

O evento fez parte do 31º Festivale, realizado entre os dias 29 de junho e 5 de julho na cidade. Outras oficinas ligadas à saúde, com ações de vigilância e controle da leishmaniose visceral também foram abordadas no decorrer do festival.