Mais uma ação envolvendo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e o CineMaterna foi realizada em junho. Desta vez, a sessão de cinema voltada preferencialmente para a família, aconteceu nessa quita-feira (26/06), no Cine Belas Artes, região Centro-Sul da capital mineira.

As mamães que participaram desta atividade promovida pela Associação CineMaterna, com apoio da SES/MG, puderam assistir ao filme francês “O enigma chinês”. A escolha foi feita pelas próprias mães, que ao receberem por email as opções de filmes disponíveis, elegeram a comédia dramática para este momento de lazer e entretenimento.

A atividade foi também de aprendizado e informação. Momentos antes de o filme iniciar todos os presentes na sessão receberam a cartilha da gestante – material produzido pela SES/MG que traz informações sobre todos os cuidados necessários durante o pré-natal, ações que devem ser tomadas no quinto dia após o nascimento do bebê, aleitamento materno e os direitos da gestante. Além disso, foi distribuído um folder explicativo sobre o Projeto Mães de Minas, ressaltando seus objetivos e a Central 155 de atendimento gratuito.
Crédito: Marcus Ferreira
Uma das mamães presentes que recebeu os materiais distribuídos foi a auxiliar de secretaria, Jaqueline Ferreira, de 25 anos. Acompanhada do marido, Edmilson Ferreira, ela trouxe para a sessão o pequeno Daniel, de 2 meses, para interagir com outras crianças. Para Jaqueline, atividades como esta ajudam a fortalecer a família e promovem a troca de experiência entre as mães e os bebês. Convidada por uma amiga a participar dessa atividade, ela elogiou o cuidado recebido. “Foi a primeira vez que participei e percebi que é um momento muito importante para as mulheres. A troca de informações é muito válida. Essa cartilha da gestante distribuída hoje, por exemplo, eu tinha recebido durante a minha gestação. Mas fiquei conhecendo melhor o Projeto Mães de Minas hoje”, completou.

A ação, fruto de uma parceria entre as instituições, acontecerá a cada quinze dias nos cinemas onde existem a exibição de filmes acompanhadas pelo CineMaterna. As sessões acontecem sempre na primeira e última quinta-feira do mês, no Shopping Boulevard e no Cine Belas Artes, respectivamente. Algumas adaptações são feitas nas salas de cinemas para receber e acolher toda a família. Ventilação e som mais amenos, ambiente levemente iluminado e perfumado, trocadores dentro das salas de exibição e estacionamento de carrinhos de bebês no local, são algumas delas.

Para Irene Nagashima, uma das fundadoras da empresa social, essa parceria além de aproximar as instituições, é importante para as mulheres que se tornaram mães recentemente: “Esta troca é muito rica, ainda mais quando se trata de um público tão específico e especial como as mães que acabaram de ter filhos. Poder compartilhar com a Secretaria de Estado da Saúde de MG, que tem um programa especialmente desenhado para atender as necessidades desta população, ajuda a construir uma sociedade mais saudável”, declarou.

Irene ainda completou que divulgando o Projeto Mães de Minas estará reforçando o objetivo do CineMaterna já que a organização não-governamental tem entre seus princípios estatutários incentivar a troca de experiências entre mulheres sobre as diversas questões da maternidade e promoção da segurança alimentar e nutricional.

Maternidade valorizada

O Projeto Mães de Minas, da SES/MG, tem como objetivo principal promover ações de educação em saúde para gestantes e bebês. Através do Call Center 155, a gestante tem um monitoramento da gravidez gratuitamente, tendo a oportunidade de esclarecer dúvidas quanto aos direitos e benefícios relativos à assistência social e à saúde. Além disso, também adquire informações sobre vacinas, exames e consultas.
Crédito: Marcus Ferreira
Já a Associação CinaMaterna teve início a partir de um grupo de amigas e mães que perceberam a dificuldade em retornar ao convívio social após o nascimento do filho. Surgiu então a proposta de disponibilizar uma sala de cinema especialmente para mães e bebês com até 18 meses, seguido de um bate-papo para promover a troca de experiências entre as mulheres.

Por Alexandre Dutra