A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia, por meio da Assessoria de Comunicação Social, dos Núcleos de Atenção Primária à Saúde e de Redes de Atenção à Saúde, realizou nesta terça feira (10/06), o Seminário de Mobilização Social, do Programa Viva Vida. O evento reuniu as referências dos municípios jurisdicionados da SRS de Uberlândia, que à tarde explanaram sobre suas experiências mobilizadoras em função do objetivo principal do Programa: a redução das mortalidades infantil e materna em Minas Gerais.

Na abertura do evento os assessores de comunicação, Lilian Cunha e Cássio Machado, repassaram ao público alvo a parte conceitual da Mobilização Social, com exemplos de ações desenvolvidas pela Comunicação/SES, tais como o Projeto Mães de Minas, o Outubro Rosa (prevenção do Câncer de Mama), o Novembro Azul (prevenção do Câncer de Próstata), a Caravana Mães de Minas e outros exemplos de ações mobilizadoras na área da saúde em todo o estado. Ainda na parte conceitual da Mobilização, como objetivar, como realizar as ações, como definir os públicos, foram temáticas discutidas, aos moldes dos conceitos da equipe da Universidade Federal de Minas Gerais, repassados ao longo dos últimos anos nos seminários organizados pelo nível central para as equipes de comunicação/mobilização social da SES.

Em seguida tivemos a participação das equipes da Atenção Primária e NAS – Núcleos de Assistência à Saúde da SRS Uberlândia, apresentando as interfaces dos programas ligados ao Viva Vida, à criação dos Comitês de Defesa da Vida, dos Núcleos Municipais. Na opinião da coordenadora do NAPRIS/SRS Uberlândia, Luzimar Rosa Abrão Dib Ishimura, o programa Viva Vida vai além do cadastro no Mães de Minas. “É importante para o desenvolvimento do programa, não apenas o cadastro no call center 155, como também o monitoramento do público alvo pelas equipes de Atenção Primária à Saúde”, salientou a coordenadora.

No período da tarde foram apresentadas além das experiências mobilizadores municipais, a fala da servidora Patrícia Renata Couto, da Auditoria/SRS Uberlândia, mãe de dois filhos, sendo o último acompanhado pelo programa Mães de Minas. “Participei da caravana 2012, fiz o cadastro no evento, recebi três ligações do call center, como também fui contemplada com o kit. Como sou enfermeira, pude responder as perguntas técnicas da equipe do 155, mas não sei se a população mais leiga tem condições de atender todas as demandas”, frisou Patrícia.

O evento contou com a presença da assistente social, Maria Auxiliadora da Silva Ribeiro, membro da Pastoral da Criança da diocese de Uberlândia. “A parceria com a SES/Mg foi primordial para a consistência dos trabalhos da Pastoral em favor das gestantes da região. Foi iniciado em 2011 e ganhou forças efetivamente em 2012, com o Seminário Estadual de Mobilização realizado na capital e o evento da Caravana aqui em nossa cidade. A visita às mães realizadas pela Pastoral são mensais e o 155 está disponibilizado durante todo o tempo. Em muitas situações, quando chegamos à residência das gestantes elas já haviam sido contactadas pelo programa. Isso facilitou em muito o nosso trabalho”, finalizou Maria, da Pastoral de Uberlândia.

Por Cássio Machado