Evento contou com diversas apresentações e reforçou a ideia da criação dos Núcleos nos municípios

A Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS/JF) promoveu na última quarta-feira (4/06), de 9h às 16h, no Auditório, o III Seminário Regional de Mobilização Social. O evento teve por objetivo incentivar os 37 municípios sob jurisdição da SRS/JF, na construção e na manutenção dos Núcleos Municipais de Mobilização Social visando o combate à Dengue e a criação dos Comitês Municipais de Defesa da Vida, que objetiva reduzir a mortalidade materno-infantil. O Acordo de Resultados firmado com o nível central do Estado estabelece que neste ano, 20% dos municípios deverão instituir esses Núcleos.

Créditos: Duilio Martins

A abertura foi realizada pelo Superintendente Regional de Saúde, José Eduardo Amorim, que ressaltou a importância do evento na construção de uma ação mais efetiva. “A partir da Mobilização Social, podemos enfrentar os desafios da saúde pública, pois somente ela será capaz de linkar os vários pólos da sociedade”, afirmou. Na sequência, o Coordenador da Vigilância em Saúde da SRS, José Geraldo Leal de Castro, disse que um dos desafios da Mobilização Social é envolver a população. “A grande importância da mobilização é trazer a população para o nosso lado, por meio desse compartilhamento que os técnicos levam para a população”, explicou.  Nesse mesmo diapasão, o Médico Paulo Tavares Frederico disse que é preciso mobilizar a sociedade como um todo, e não somente no combate à dengue.  “Precisamos fazer diferente para alcançar resultados diferentes, melhorando a atuação em quatro frentes: assistência, vigilância, comunicação e mobilização social”, afirmou.  

Patrícia Salles, responsável pelo Viva a Vida (atua na promoção à saúde da mulher e da criança, garantindo atendimento universal, integral, humanizado e especializado em diferentes condições visando a redução da mortalidade materna e infantil)na SRS/JF apresentou o Programa e reforçou a importância de se trabalhar a promoção à saúde com um sentido coletivo. “É importante trabalhar não somente a forma curativa, mas principalmente a prevenção e a promoção. Precisamos de todo mundo, caminhando de mãos dadas”, lembrou. Um dos organizadores do Seminário e Mobilizador Social da SRS/JF, Paulo Fernandes da Silva, disse que a população precisa ser convocada a participar desse processo. “É imprescindível a participação popular nesse processo de Mobilização, pois eles são os verdadeiros multiplicadores”, enfatizou.

“É de pequeno que se aprende”

No período da tarde uma animada apresentação da dupla de palhaços “Fuxico e Xaveco” e a sua trupe trouxe aos presentes, de forma lúdica e interativa uma apresentação na qual ficou demonstrada a necessidade de sensibilização, principalmente das crianças, no combate à Dengue. Focos em potencial (pneus, garrafas pet e outros materiais que acumulam água) dos criadouros do Aedes aegypti fizeram parte do cenário, demonstrando que a responsabilidade é de todos na sociedade. O palhaço Xaveco lembrou a máxima de que “é de pequeno que se aprende”, visto que, ao se investir na educação das crianças de uma forma lúdica, se consegue obter um resultado muito efetivo no combate ao vetor da doença.

A coordenadora do Movimento “Juiz de Fora Pela Paz”, Laura Santos, relatou suas experiências de sucesso em ações de Mobilização Social e lembrou que é preciso o envolvimento de todos, seja no combate à Dengue ou em outras ações de cidadania. “Não é justo culpar o poder público pelas mazelas da sociedade. Se cada um fizer sua parte e ajudar o próximo já está de bom tamanho”, assegurou. 

Para a Fiscal de Vigilância Sanitária Janice Cruz, que representou o município de Belmiro Braga, o Seminário foi muito proveitoso. Agora ela pretende dar efetividade ao que foi discutido no encontro. “Quero transmitir a mensagem deste Seminário na minha cidade, e desenvolver por meio de ações, porque educar a gente sempre está educando né”, indagou. O coordenador da Vigilância Sanitária do município de Pedro Teixeira, Ivandir José de Oliveira, também considerou muito enriquecedor. “Foi muito bom, a gente percebe que existem muitas maneiras da gente expressar e sensibilizar a população. Com esse Seminário pretendemos criar os Núcleos de Mobilização no nosso município sim”, finalizou Oliveira, que também supervisiona a Dengue no seu município.   

*Mais Informações pelo telefone 32 3257-8848

Por Duílio Martins