Cheirinho de neném, cuidado materno e troca de experiências. Foi nesse clima que se iniciaram as ações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) em parceria com a Associação CineMaterna, nesta quinta-feira (05/06), no Cineart do Boulevard Shopping.

Nas sessões de cinema voltadas preferencialmente para a família, agora serão distribuídos materiais do Projeto Mães de Minas, que incluem a cartilha da gestante, folders com informações sobre a central de cadastramento 155, a cartilha do pai e um guia com orientações sobre a alimentação adequada no primeiro ano de vida da criança. A parceria também inclui o envio de um e-mail marketing para todo o público que já participou de alguma dessas sessões especiais.

A ação acontecerá a cada 15 dias nos cinemas onde existem exibições de filmes acompanhadas pelo CineMaterna. De acordo com a coordenadora de operações regionais da Associação, Ioná Nogueira, as sessões acontecem sempre na primeira e última quinta-feira do mês, no Shopping Boulevard e no Cine Belas Artes, respectivamente. “Através do nosso site (cinematerna.org.br) as mães se cadastram e votam nos filmes que desejam assistir. Próximo à data da exibição, elas recebem um lembrete. Os filmes escolhidos são, em geral, de temática adulta para entreter a família”, contou.

Cerca de 100 pessoas, entre elas 39 bebês, estiveram presentes na sessão de hoje para ver o filme nacional “Os homens são de marte e é pra lá que eu vou”. Algumas adaptações foram feitas nas salas de cinemas para receber e acolher toda a família. Ventilação e som mais amenos, ambiente levemente iluminado e perfumado, trocadores dentro das salas de exibição e estacionamento de carrinhos de bebês no local são algumas delas.

Uma das fundadoras da empresa social, Irene Nagashima, ressaltou a importância dessa parceria para as mulheres que se tornaram mães recentemente. “Esta troca é muito rica, ainda mais quando se trata de um público tão específico e especial como as mães que acabaram de ter filhos. Observamos intensamente as necessidades e os hábitos de nosso público, conhecendo-o profundamente. Poder compartilhar com a Secretaria de Estado da Saúde, que tem um programa especialmente desenhado para atender as necessidades desta população, de forma tão ampla, ajuda a construir uma sociedade mais saudável”, declarou.

Irene ainda completou que divulgando o Projeto Mães de Minas estará reforçando o objetivo do CineMaterna, já que a organização não-governamental tem entre seus princípios estatutários incentivar a troca de experiências entre mulheres sobre as diversas questões da maternidade e promoção da segurança alimentar e nutricional.

A mesma opinião é compartilhada pelo coordenador do setor de Mobilização Social, da Assessoria de Comunicação da SES, Joney Vieira Fonseca. Para ele, esta é uma ótima oportunidade de fomentar uma discussão sobre a mulher e a maternidade. “Além de aproximar e estreitar os laços dessa nova parceria conseguimos promover a troca de experiências entre as instituições. Este é também um momento para ouvir diretamente o público beneficiado, que são as mães”, ressaltou.

Presente na sessão e acompanhada da filha de um ano e meio que dormia no carrinho de bebê, a fonoaudióloga Natália Argolo, de 29 anos, contou sobre a importância de manter mães e familiares bem orientados sobre questões relativas à maternidade. “A distribuição desse tipo de material informativo é essencial para quem é mãe. É o momento em que mais temos dúvidas e precisamos desse suporte”, disse.

Natália está presente nas sessões do CineMaterna desde que a filha tinha três meses e para ela esta é uma oportunidade de interagir com outras mães e ter um momento de lazer. Quando ainda grávida, ela conheceu o Projeto Mães de Minas da SES/MG e fez seu cadastro na central 155. “Em um evento no Parque Municipal de BH fizeram meu cadastramento. Fui acompanhada durante minha gravidez e as atendentes me ligaram perguntando se eu tinha alguma dúvida sobre a gestação, falaram sobre alguns exames e vacinas que minha filha tinha que tomar”, relembrou.

Projetos valorizam a maternidade

O Mães de Minas tem como objetivo promover ações de educação em saúde para gestantes e bebês. Através do Call Center 155, a gestante tem um monitoramento da gravidez gratuitamente, tendo a oportunidade de esclarecer dúvidas quanto aos direitos e benefícios relativos à assistência social e à saúde. Além disso, também adquire informações sobre vacinas, exames e consultas. Desde o início das atividades do projeto, até o momento, mais de 188 mil gestantes foram cadastradas em todo o estado.

Já a Associação CineMaterna teve início a partir de um grupo de amigas e mães que perceberam a dificuldade em retornar ao convívio social após o nascimento do filho. Surgiu então a proposta de disponibilizar uma sala de cinema especialmente para mães e bebês com até 18 meses, seguido de um bate-papo para promover a troca de experiências entre as mulheres. O CineMaterna já existe há seis anos em São Paulo e há cinco anos está presente em Minas Gerais, na capital mineira e em Uberlândia.

Por Alexandre Dutra