O dia 28 de maio não é uma data qualquer em nosso calendário. Ele merece especial atenção por ser o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Após várias mobilizações sobre o tema em todo o mundo, foi instituído, por meio da Portaria 663/94 do Ministério da Saúde, que o dia ficasse marcado como data nacional para redução da morte materna.

Em Minas Gerais, um dos projetos da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) voltados para esse objetivo é o “Mães de Minas”. Para cuidar e acompanhar esse período tão especial na vida das gestantes e mamães mineiras, o Governo do Estado criou, em 2011, o projeto. Ele faz parte do Programa Viva Vida (criado em 2003) e busca reduzir a mortalidade materna e infantil no Estado.

 

Pesquisas e investigações dos motivos que podem levar mães e crianças ao óbito apontaram a necessidade de fortalecer o cuidado com a gestante, o bebê e sua família, tão logo se tenha notícia do início da gravidez. Por isso, o Governo de Minas pretende, através desse projeto, mobilizar todos os recursos necessários para o acompanhamento do pré-natal e também do primeiro ano de vida da criança, para identificar e sanar situações de risco.

Através de uma central de atendimento 24h, gestantes passam a ser monitoradas e acompanhadas em sua gestação e até o filho completar um ano de idade. Feito o cadastro no 155, gestantes e mães passam a ser assistidas pelo Projeto Mães de Minas. A equipe do call center é composta por avós e mães qualificadas para o atendimento humanizado.

As atendentes lembram as futuras mães das consultas a serem feitas, marcação dos exames e avaliam como as gestantes estão sendo atendidas pela rede pública de saúde. Além disso, uma equipe médica realiza plantões para tirar dúvidas que as mães possam ter no período gestacional, incluindo orientações de cuidados com os bebês. As mães podem ligar em qualquer período do dia para esclarecer qualquer tipo de dúvida relativa à maternidade.

Mães de Minas em números

Desde o início do Projeto até o momento atual, muito foi conquistado. De 1º de agosto de 2011 ao dia de hoje (28/05), o Mães de Minas alcançou a marca de 188.425 gestante cadastradas. Atualmente, estão sendo acompanhadas 47.309 gestantes. Somente no último mês, foram cadastradas 9.513 mulheres.

Em Fevereiro de 2012, o Projeto alcançou a marca de 33.006 cadastros de crianças até 1 ano e 21.110 crianças acima de 1 ano. Atualmente são 54.116 crianças cadastradas. Bebês com 10 meses de idade somam o registro de 3.289 e estão entre os que representam a maior proporção entre as crianças atualmente monitoradas.

Também são realizados pré-cadastros de gestantes, que futuramente passam a ser efetivados pela Central 155. A maior parte deles (80,89%) foi originada pelo Profissional do Programa de Saúde da Família/Equipe de Saúde da Família.

 

 

Por Texto: Alexandre Dutra e Áudio: Allãn Passos