Mais um importante parceiro se juntou à Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) para contribuir na divulgação do Projeto Mães de Minas. Trata-se da Associação CineMaterna, uma empresa social, sem fins lucrativos, que tem como meta incentivar a troca de experiências entre mulheres nas questões relativas à maternidade.

No dia 21 de maio, foi realizada uma reunião entre o Núcleo de Mobilização da Assessoria de Comunicação Social da SES/MG e as representantes do CineMaterna, Taís Viana, Irene Nagashima e Gláucia Colebrusco para aproximar as instituições e definir novas ações.

Crédito: Alexandre Dutra

As sessões de cinema voltadas exclusivamente para a família, em Belo Horizonte, ocorrem mensalmente, sempre na última quinta-feira do mês, no Shopping Boulevard e no Cine Belas Artes. Através da parceria firmada, o público presente receberá cartilhas e materiais informativos sobre o Projeto Mães de Minas. A Central de Atendimento 155 e o cadastramento das gestantes também serão divulgados para reforçar a importância de um acompanhamento em todas as etapas da gravidez.

Os filmes exibidos são, em geral, de temática adulta para entreter as mamães e papais e exibidos em um ambiente mais confortável para os bebês. Uma das fundadoras do Cine Materna presente na reunião ressaltou todo o cuidado existente para esse público-alvo nas sessões: “Entre as adaptações feitas para acolher as mamães e os bebês, estão ventilação e som mais amenos, ambiente levemente iluminado, trocadores dentro das salas de exibição e estacionamento de carrinhos de bebês no local”, contou Taís.

Ela ainda ressaltou que, através da parceria, será possível divulgar os materiais da SES/MG em períodos diferentes: “Em agosto, pensamos em divulgar a cartilha dos pais e em outubro a ideia é divulgar materiais sobre o câncer de mama. Nos demais meses, reforçamos a divulgação do canal 155 e as demais informações sobre o Projeto Mães de Minas”.

A Associação CinaMaterna teve início a partir de um grupo de amigas e mães que perceberam a dificuldade em retornar ao convívio social após o nascimento do filho. Surgiu então a proposta de disponibilizar uma sala de cinema especialmente para mães e bebês com até 18 meses, seguido de um bate-papo para promover a troca de experiências entre as mulheres. O CineMaterna já existe há seis anos em São Paulo e há cinco anos está presente em Minas Gerais, na capital mineira e em Uberlândia.

Projeto Mães de Minas

O Mães de Minas tem como objetivo principal promover ações de educação em saúde para gestantes e bebês. Através do Call Center 155, a gestante tem um monitoramento da gravidez gratuitamente, tendo a oportunidade de esclarecer dúvidas quanto aos direitos e benefícios relativos à assistência social e à saúde. Além disso, também adquire informações sobre vacinas, exames e consultas.

Desde o início das atividades do projeto, até o momento, mais de 184.204 gestantes foram cadastradas em todo o Estado. Além de acompanhar as futuras mamães e puérperas (mães que acabaram de dar a luz), o Mães de Minas também acompanha os bebês até alcançarem o primeiro ano de vida. De fevereiro de 2012, até hoje, 52.625 crianças foram cadastradas no projeto para receberem o acompanhamento. Entre as cidades que apresentaram maiores números de mães cadastradas ganharam destaque Belo Horizonte, Uberlândia e Contagem.

Por Alexandre Dutra