O Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, em parceria com o Núcleo de Redes de Atenção à Saúde, organiza na próxima quarta e quinta-feira,21 e 22/05 a Oficina de Alinhamento de Investigação de Óbitos Materno, Infantil e Fetal, evento voltado para enfermeiros e médicos da Rede dos Serviços de Saúde e acadêmicos de Enfermagem e Medicina das Insti­tuições Formadoras.  As palestras e oficinas acontecem no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UNILESTEMG (Campus Caladinho - Auditório Sr. Zezinho) e no auditório do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga.

Dentre os temas a serem discutidos, estão o perfil epidemiológico da mortalidade materna, infantil e fetal em Minas Gerais; a situação atual da mortalidade nos municípios da SRS de Coronel Fabri­ciano, estudos de casos dos óbitos com análises e recomendações, com participa­ção das investigadoras dos municípios de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Piedade de Caratin­ga e Bugre.

Ainda dentro das discussões, a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epi­demiológica Ambiental e Saúde do Trabalhador, Cássia Soares, vai falar  sobre a investigação de óbitos por dengue. Outro tema proposto na oficina é o papel do Instituto Médico Legal (IML).

Redução

O Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal tem por objetivo articular os atores sociais historicamente mobilizados em torno da melhoria da qualidade de vida de mulheres e crianças na luta contra os elevados índices de mortalidade materna e neonatal no Brasil. A redução da mortalidade materna e neonatal é um desafio para o Brasil e para os brasileiros, uma vez que essas mortes evitáveis atingem populações com menor acesso a bens sociais. Tal fato exige a mobilização de gestores e da sociedade civil na promoção de políticas e ações que busquem a melhoria da qualidade de vida e a ampliação da cultura sanitária da população.

Por Roberto Bertozi