Coordenadores e supervisores de endemias do município de Teófilo Otoni participaram, na última quinta-feira (08/05), de uma capacitação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais em parceria com a Superintendência Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni.

Ao todo, 18 servidores foram capacitados nesse primeiro módulo e terão a responsabilidade de repassar essas informações para os agentes municipais de saúde. Os instrutores foram as referências técnicas, Darly Rodrigues Pacheco da SRS/TO, Zilmar Petzold e Rogério Gonçalves.

O foco principal da capacitação é alinhar as ações de controle da dengue na região, tanto na área técnica quanto na burocrática. Dentre os assuntos abordados estão à preparação do RG, preenchimento e digitação de formulários e, principalmente, a introdução do novo inseticida que será utilizado no controle da dengue, o NOVALUROM.
Para a Referência Técnica da dengue da SRS/TO, Darly Rodrigues Pacheco, “a importância dessa capacitação é que todos os agentes estejam aptos para realizar as ações de controle do mosquito Aedes aegypti no município e assim prestar um serviço de qualidade à população”.

Este novo larvicida, NOVALUROM CE 10%, irá combater as larvas do mosquito Aedes aegypti levando à má formação e esterilidade dos insetos, caso consigam eclodir, impossibilitando a transmissão da doença.
Ainda segundo Darly Pacheco, para a efetividade das ações de combate a dengue, o trabalho tem que ser concomitante com outras ações como, por exemplo, a remoção de criadouros. É essencial a participação dos cidadãos evitando a proliferação e estimulando a prevenção e o controle da doença. Só assim é possível obter resultados satisfatórios no controle da dengue.

Por Lineu Cardoso – ACS/SRS-TO