No mês em que se celebra o dia das mães, o Governo de Minas comemora o registro de mais de 184 mil gestantes cadastradas no Mães de Minas, em seus três anos de funcionamento. Amanda Carla Gonçalves, mãe de duas filhas, é uma dessas mulheres que são acompanhadas pelo Projeto. “Quando descobri que esperava a minha segunda filha, fiquei muito ansiosa. Tinha muitas dúvidas sobre a gravidez. No momento em que fui cadastrada no Projeto, logo recebi um contato da equipe me informando como seria o acompanhamento. Entrei em contato, várias vezes, com as madrinhas que nos acompanham, por meio do 155 e tive a oportunidade de resolver todas as dúvidas que apareceram no início e durante a minha gestação, além de obter informações sobre consultas de pré-natal e vacinação com a equipe de saúde do projeto. Com esse apoio, me senti mais segura e cuidada para ter minha filha com segurança”, relatou.

Com o objetivo de cuidar e acompanhar esse período tão especial na vida das gestantes e mamães mineiras, o Governo do Estado criou, em 2011, o Mães de Minas. O Projeto faz parte do Programa Viva Vida (criado em 2003) e busca conhecer e a zelar por cada gestante e criança de Minas Gerais e por isso, a identificação e informações da mulher assume um caráter tão importante. Para a Gerente do Mães de Minas, Carla Martins, a meta é reduzir a mortalidade infantil no Estado e garantir um nascimento mais digno e mais saudável. “Nosso desafio é aumentar a qualidade no pré-natal e a assistência ao parto. Para isso, trabalhamos hoje com maior vigilância sobre os serviços prestados às gestantes mineiras. Por meio das ações desenvolvidas pelo Programa Viva Vida e pelo Projeto Mães de Minas alcançamos um grande avanço na redução da mortalidade infantil no Estado. Conseguimos reduzir a taxa de mortalidade de 20,8 em 2003 para 13,1 em 2010.”, explicou.
Desde o início das atividades, até o momento, mais de 184.204 gestantes foram cadastradas em todo o Estado. Além de acompanhar as futuras mamães e puérperas (mães que acabaram de dar a luz), o Mães de Minas também acompanha os bebês até alcançarem o primeiro ano de vida. De Fevereiro de 2012, até hoje, 52.625 crianças foram cadastradas no Mães de Minas para receberem o acompanhamento. Belo Horizonte, Uberlândia e Contagem são as três cidades que apresentaram maiores números de mães cadastradas.

Para desenvolver as ações criadas para Projeto e acompanhar as gestantes cadastradas, o Estado investiu na criação de uma central de atendimento telefônico através do número 155, visando agilizar o completo conhecimento de todas as mães e assim realizar o monitoramento da gravidez até o nascimento do bebê. Também incentivou a criação de novos leitos de UTI Neonatal e pediátrico no Estado, que passaram de 291 (em 2003) para 713 (em 2013). E para esse ano estão previstas a implantação de novas Casas de Apoio a Gestante e a ampliação do número de maternidades credenciadas para atendimento de gestações consideradas de alto risco. Atualmente 43 maternidades prestam esse tipo de atendimento em Minas, sendo que 34 já estão credenciadas e 9 em processo de credenciamento.
Além disso, está sendo implementado o Programa de Qualificação em Atenção Perinatal para os profissionais da assistência perinatal, médicos e enfermeiros, tendo como modelo o Curso de Especialização em Atenção Hospitalar ao Neonato, implementado no Estado em 2009. Agora, esta capacitação incluirá todos os pontos de atenção da rede perinatal, desde a atenção primaria até a hospitalar, integrando os processos assistenciais por meio de grandes fóruns perinatais, além do conteúdo nuclear transmitido presencialmente e também por meio virtual.

Tarde de Cinema

Para comemorar o dia das mães, a ser celebrado no próximo domingo (11/05), a SES-MG, por meio da superintendência de Gestão de Pessoas, promoveu uma sessão de cinema com a exibição do filme “Minha mãe é uma peça” à todas as mães servidoras da Saúde. A ação descontraída aconteceu na tarde de hoje, no plenário do 9º andar, do prédio Minas, na Cidade Administrativa.
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, José Geraldo de Oliveira Prado, esteve presente e aproveitou a oportunidade para parabenizar todas as mamães presentes e mostrar o cuidado do Governo de Minas com as mulheres, gestantes e crianças de nosso Estado. “Este momento é ideal para parabenizar todas as mulheres que têm o desafio diário de ser mãe, gerar, criar e educar um filho. Momento que deve ser comemorado não só no mês de maio, mas sim, todos os dias. Assim também o Estado busca demonstrar, por meio do Mães de Minas e muitos outros programas, o cuidado diário e contínuo com todas as mulheres e crianças de Minas Gerais”, afirmou.

Para a Técnica Administrativa da coordenadoria de Concessão de Benefícios da SES, Luciene Campos, grávida de sete meses de sua primeira filha, o momento foi muito descontraído. “É o primeiro ano que irei comemorar o dias das mães sendo uma mãe. Adorei participar dessa iniciativa, foi muito divertido”, disse. “Gostei muito de termos um momento como esse, engraçado e descontraído. Nossa rotina as vezes é tão corrida, e poder parar no meio do dia para assistir um filme tão engraçado, torna o nosso dia mais distraído”, finalizou a servidora Ana Paula Castro.

Por Míria César