A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, iniciou no mês de maio, a primeira de uma série de entrevistas programadas que irão levar informações sobre dengue a toda população da região por meio das rádios comerciais e comunitárias do nordeste de Minas. A ação faz parte de um conjunto de estratégias de mobilização social proposta no Comitê de Combate à Dengue da GRS Pedra Azul.

Durante os meses de maio e junho, estão previstas entrevistas em 20 rádios da região, sendo que a Regional de Pedra Azul deverá participar de entrevistas em Almenara, Itaobim, Jacinto, Jequitinhonha, Medina e Salto da Divisa. Nos demais municípios, a entrevista será realizada com a participação de enfermeiros e coordenadores de endemias dos municípios.

Entrevista

A enfermeira e Coordenadora de Vigilância em Saúde da GRS Pedra Azul, Andrea Uzel, participou hoje, dia 5 de maio, de uma entrevista na rádio Oriente FM de Pedra Azul. Na ocasião, foram repassadas informações sobre o que é a doença, como identificar o mosquito Aedes aegypti e a importância da participação da população nas ações de combate ao vetor. “O primeiro passo para que a população possa participar das ações é fazer com que ela de fato tenha acesso à informação, para que saiba o que deve ser feito. Os profissionais de saúde, em especial os agentes comunitários de saúde e de endemias podem ajudar nesta questão, pois estão com frequência realizando as visitas domiciliares. Também contamos com a colaboração dos meios de comunicação, como o rádio, que nos ajudam a levar informação para a população”, disse.

Outro ponto abordado foi sobre a importância da população procurar o serviço de saúde quando apresentar os sintomas da doença. “Dengue é uma doença muito grave, que pode matar. Por isso, é fundamental que a população procure o serviço de saúde, primeiro a unidade básica de saúde, ou, o hospital, para que possa ser notificado a doença e o paciente possa receber todos os cuidados necessários. A chance de uma pessoa morrer por dengue é bastante reduzida quando a população procura o serviço de saúde no início dos sintomas e recebe os cuidados corretos”, afirmou.

Ações programadas

Além da divulgação no site, facebook e nos informativos online, a GRS Pedra Azul programa para o mês de maio uma capacitação direcionada aos coordenadores de endemias para que possam replicá-la aos Agentes de Comunitários. Em Jequitinhonha, está prevista uma apresentação de Teatro, com parceria do grupo Teatro "Sorriso", que acontecerá nas escolas e terá como tema “Jequi: Dengue, aqui não!!!”. Em Bandeira será realizada divulgação de spots em rádios e carros de som, além de confecção de faixas. Já em Pedra Azul está prevista palestras nas igrejas e pit stop em feira livre.

Por Allan Campos