Campanha se encerra no dia 09 de maio. A vacina é gratuita e está disponível em todas as UBS do estado

Há uma semana do final da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que vai até o dia 09 de maio, apenas 30% – pouco mais de 1,2 milhão das 5 milhões de pessoas que compõem o grupo prioritário de imunização no estado – compareceram às unidades básicas de saúde (UBS) para se vacinarem. A meta da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é imunizar 80% desse grupo.
O percentual se repete nos grupos de crianças menores de cinco anos – 390 mil receberam a dose – e de idosos com mais de 60 anos (700 mil foram imunizados). No grupo das gestantes, 54 mil compareceram, cerca de 28%; já no grupo das puérperas (mulheres com parto até 45 dias) 40%, ou 12,7 mil, receberam a vacina. Metade da população indígena, 5 mil pessoas, também se vacinaram; e 73,7 mil (20%) profissionais de saúde foram vacinados.

A coordenadora de imunização da SES, Tânia Brant, alerta que quem se vacinou no ano passado deve se vacinar novamente. “Depois de seis meses que a pessoa tomou a vacina, ela começa a perder a potência, a possibilidade de proteção”, frisou.

A vacina contra a gripe está disponível em todas as unidades básicas de saúde do estado. É gratuita e somente contra-indicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, ou a qualquer componente da vacina. E também para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.
Segundo Tânia Brant, a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalização por pneumonia e em até 75% a mortalidade global. Na população idosa, o risco da evolução de uma gripe para pneumonia cai em cerca de 60% e o risco global de hospitalização e morte pode ser reduzido em 50% e 68%, respectivamente.

Confira a porcentagem alcançada, até o momento, para todos os municípios do estado no site do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Por Giselle Oliveira