A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Regional de Saúde de Pedra Azul, promoveu no dia 26 de abril, o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Na região nordeste de Minas, 17.461 pessoas (24,85%) compareceram aos postos de vacinação para receber a dose da vacina.

Em 2014, a meta é imunizar 80% do público alvo, composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, pessoas com 60 anos e mais, população privada de liberdade, pessoas portadoras de doenças crônicas e população indígena. Desde o ano de 2009, a Regional de Saúde de Pedra Azul vem conseguindo cumprir a meta de vacinação da Influenza. A campanha tem previsão de término no dia 09 de maio.

Neste ano, algumas ações diferentes vêm sendo realizadas pelos municípios visando uma maior adesão do público alvo. Para mobilizar os pais e as crianças do município para a vacinação, a secretaria de saúde de Cachoeira de Pajeú contou com um reforço importante do “Doutologista Palhaço Fumaça Alegria”, interpretado pelo Educador Físico, Daniel Mendes, que realizou um trabalho recreativo para ajudar as crianças a se divertirem, visando, diminuir a sensação de dor da vacina, além de levar descontração e informação para adultos e idosos. A servidora da Vigilância Sanitária, Christina Nascimento, também representou no evento, vestida de mosquito da dengue.

Para o Coordenador de Atenção Primária e Vigilância em Saúde de Cachoeira de Pajeú, Glaubert Souza, a ação sendo trabalhada com elemento lúdicos ajuda na adesão do público alvo. “Tivemos um desafio maior nesse Dia D de Campanha de Vacinação que foi a chuva que, apesar de ser muito necessária na nossa região, veio nos mostrar que devemos ficar atentos com a busca ativa do nosso público”.

O Coordenador de Imunização da GRS Pedra Azul, Davidson Rodrigues, reforçou que a Regional de Saúde continuará trabalhando para manter a excelência na imunização do público alvo. “É importante que nesta campanha de 2014 todos os municípios, a exemplo de Cachoeira de Pajeú, busquem estratégias para manter os elevados níveis de coberturas alcançados em anos anteriores para todos os grupos. Todo o esforço direcionado a campanha leva em conta os benefícios que a vacina pode trazer para essa população, entre eles, reduzir a mortalidade, complicações e internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza”.

Vacinação

Nesta primeira semana da campanha, os municípios de Montes Formoso e Rio do Prado já imunizaram mais de 60% do público alvo. Em Cachoeira de Pajeú, Comercinho, Felisburgo, Itinga, Palmópolis e Rubim mais de 30% compareceram aos postos de vacinação. Já em Águas Vermelhas, Bandeira, Divisa Alegre, Jacinto, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, Medina, Pedra Azul, Ponto dos Volantes e Salto da Divisa mais de 20% do público alvo foi imunizado. A região ainda conta com os municípios de Almenara, Divisópolis, Itaobim, Mata Verde, Santa Maria do Salto e Santo Antônio do Jacinto.

Por Allan Campos