A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), em mais uma parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) e Rede Globo, mobilizou a população do Vale do Jatobá, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, neste sábado (26/04).  A 21ª edição do Ação Global Nacional foi realizada no Complexo Esportivo do Vale, das 9h às 16h e teve como tema “A Mulher e sua importância para a qualidade de vida na família”.

Segundo a coordenadora do evento, Orestalina Ferreira Lopes Rezende, foram mais de 120 serviços oferecidos para a população. “Um público estimado em mais de 35 mil pessoas passou pelas diversas tendas de prestação de serviço do Ação Global. Em Minas Gerais, o evento já acontece desde 1991 e, em seguida, passou a acontecer em âmbito nacional. O objetivo principal desta ação foi aproximar e facilitar o acesso do cidadão a diversos serviços públicos”, ressaltou.

 

Para conscientizar e ensinar os moradores do Vale do Jatobá e região sobre a importância do combate à dengue, a SES/MG levou para o evento o Dengue Móvel, caminhão itinerante que promove a troca de inservíveis por óleo de soja. Além disso, os visitantes tiveram acesso ao Dengômetro, um espaço de convivência onde são repassadas informações e orientações preventivas sobre a doença. Durante todo o evento a população pode trocar garrafas pets, latinhas e pneus por litros de óleo de soja. Mais de 16.800 itens que ofereceriam risco de proliferação do mosquito vetor da dengue foram recolhidos pelo Dengue Móvel.

Um dos grandes exemplos de prevenção à dengue foi dado pela aposentada Izabel Íria da Costa, de 76 anos. Acompanhada dos dois netos, ela levou 330 latinhas e 40 garrafas pets. Tudo isso foi trocado por quase 20 l de óleo. Izabel também revelou que o cuidado e a prevenção com a dengue em sua residência é constante. “Faço esse controle sempre. Estimulo meus netos e lá em casa nunca deixamos materiais acumulados. Ninguém nunca teve dengue na família porque cuidamos o tempo todo, mas estou sempre incentivando os vizinhos e amigos a fazerem o mesmo”, garantiu. Já a professora do ensino fundamental, Alcione Hasanas, visitou o Dengômetro e levou 30 cartilhas sobre a dengue destinadas ao público infantil para trabalhar com seus alunos os cuidados preventivos da doença.

Quem também esteve no estande da SES/MG foi o jornalista do Programa Encontro, apresentado por Fátima Bernardes, na Rede Globo, Lair Rennó. Ele visitou o Dengômetro e ressaltou a importância da promoção dos serviços de saúde e prevenção à dengue: “As informação disseminadas são fundamentais para erradicarmos essa doença do nosso país. É um trabalho coletivo, mas que depende de cada um fazer sua parte. Em um evento com tanta gente é fundamental que levemos informação e mobilizemos as pessoas para que cada um cumpra seu papel no combate à dengue”.

As informações levadas pela equipe da SES/MG em relação ao combate à dengue e a presença do Dengômetro e do Dengue Móvel buscaram mobilizar toda a sociedade. De acordo com o último Informe Epidemiológico da dengue, de janeiro a abril de 2014, foram confirmados 840 casos da doença em Belo Horizonte. Durante o evento, foi ressaltada a importância de cada ato do cidadão no combate à transmissão da doença e na eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypiti.

 

Programa Viva Vida

A SES também promoveu ações do Programa Viva Vida durante o evento. O público presente pode conhecer o Projeto Mães de Minas, que visa estimular o processo de mobilização para monitoramento e acompanhamento das mães e de seus filhos até um ano de idade, pelo sistema telefônico. A moradora do bairro Independência, Ketlin Raiane Alves de Almeida, levou para casa a cartilha da gestante e aproveitou a oportunidade e cadastrou sua filha de 2 meses no projeto. Ela ainda não conhecia o Mães de Minas e agora terá o suporte e o acompanhamento da Central 155.  

No caso da Relações Públicas Lidiane Ferreira Santana, o evento foi de trabalho e ao mesmo tempo um momento para cuidar da saúde. Grávida de 17 semanas, ela aproveitou para se cadastrar no programa Mães de Minas e receber acompanhamento profissional durante toda a gestação. “Já conhecia o programa e sua proposta. Quando fui escalada pra trabalhar logo me programei para fazer o cadastro. A informação e orientação dadas são fundamentais para uma gravidez saudável e um parto tranquilo”, disse.

Ao se cadastrarem, as atendentes do 155 checam se a gestante foi à consulta agendada, ligam para saber sobre o parecer médico e resultado de exames ou se foram diagnosticadas com gravidez de alto risco. No caso da gestante precisar de uma informação mais específica e detalhada, médicos e enfermeiros de plantão passam as devidas orientações.

O mamógrafo móvel, caminhão itinerante da SES que realiza mamografias foi outro serviço disponibilizado pela SES/MG no Ação Global. Foram distribuídas 50 senhas para mulheres entre 40 e 69. Uma delas foi Maria das Graças Cordeiro, de 64 anos. A oportunidade de aproveitar os serviços e atividades oferecidas motivou a aposentada a participar do evento. “Já fazia algum tempo que não realizava o exame preventivo do câncer de mama, embora sempre esteja preocupada com a saúde. Trouxe meu neto e, enquanto ele está aproveitando as brincadeiras de lazer, estou cuidando da saúde”, ressaltou.

O Ação Global também disponibilizou outras ações de promoção à saúde como vacinação contra Hepatite B e Influenza, aferição de pressão arterial e glicemia, consultas oftalmológicas e nutricionais, bem como orientações para a população sobre saúde bucal, fonoaudiologia e nutrição. Outros serviços como emissão de documentos pessoais; atrações culturais e esportivas; oficinas de lazer, artes e beleza também foram oferecidos no evento.

 

Por Alexandre Dutra e Allãn Passos