A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em uma parceria com Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS), o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Minas Gerais, realiza nos dias 28, 29 e 30 de abril, o III Seminário Nacional Observatório de Custos em Saúde e o I Seminário Internacional Observatório de Custos em Saúde. Os dois eventos ocorrem de forma intercalada no Auditório Paulo Camilo Penna, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte.

O Seminário Nacional tem como objetivo abordar a gestão estratégica e a inovação em saúde, enquanto o evento internacional terá como foco a gestão, o financiamento e evidências científicas. Durante os três dias de trabalhos, serão realizados oito painéis que abrangem temas como avanços tecnológicos e aplicação no SUS; a judicialização do sistema de saúde; o financiamento das redes de atenção; a interiorização do sistema de saúde no Brasil; a atenção à saúde do idoso e do trabalhador; e a cadeia produtiva de medicamentos.

Todos os painéis contam com a participação de pesquisadores de todo e Brasil e de outros países. Na abertura, estarão presentes o Secretário de Estado de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado, o Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães Júnior e o Coordenador da Unidade Técnica de Sistema de Serviço de Saúde da Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS/OMS no Brasil, Gerardo Alfaro.

Também participam dos seminários o Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG), a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas (FEDERASSANTAS), a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (FHEMIG), o Instituto Brasileiro para estudo e Desenvolvimento do Setor de Saúde (IBEDESS), a Associação de Hospitais de Minas Gerais (AHMG), o BDMG e a Fundação Ezequiel Dias (FUNED).

De acordo com a Coordenadora do Núcleo Observatório de Custos em Saúde (NOCES) da SES, Telma Braga Orsini, “esses Seminários serão de grande valor na construção da Rede Nacional e Internacional Observatório de Custos em Saúde. Os trabalhos têm por fundamento informações e indicadores resultantes de estudos acerca de gastos (custos, despesas, investimentos e perdas) e financiamentos próprios dos programas estruturadores do Governo de Minas Gerais, em saúde pública. São aguardados gestores de instituição de saúde, pesquisadores, profissionais de saúde, acadêmicos da área de saúde e demais interessados no debate acerca do financiamento e gestão do setor saúde”, informou.

O Observatório

O Núcleo Observatório de Custos em Saúde (NOCES) foi criado em 2009 na Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), na mesma época que se deu sua criação no Departamento de Ciências Administrativas, da Faculdade de Ciências Econômicas, da Universidade Federal de Minas Gerais (CAD/FACE/UFMG). O NOCES está registrado junto ao CNPq como Núcleo de Pesquisa e seus pesquisadores desenvolvem estudos sempre pautados pelo rigor científico e metodológico.
O Observatório de Custos em Saúde é um grupo pensante que busca compreender a gestão, os gastos (custos, despesas, investimentos e perdas) e o financiamento no setor saúde. Propõe-se a estudar e pesquisar tanto o financiamento quanto a gestão e a economia da saúde. A produção de assistência à saúde e a sua distribuição entre as populações também fazem parte deste escopo.

O principal objetivo do NOCES é gerar conhecimentos que subsidiem o debate científico, político, jurídico ("judicialização"), financeiro, econômico e acadêmico no setor saúde. Os estudos se apóiam nas informações e indicadores gerados pelos estudos de gastos (custos, despesas, investimentos e perdas) e financiamentos envolvidos com os programas estruturadores do Governo de Minas.

III Seminário Nacional Observatório de Custos em Saúde e I Seminário Internacional Observatório de Custos em Saúde

Data: 28, 29 e 30 de abril
Hora: Início às 14h
Local: Auditório Paulo Camilo Penna (BDMG), Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes- Belo Horizonte

Por Luciane Marazzi