Segundo a planilha simplificada da semana epidemiológica 16, Passos está com 3032 casos notificados de Dengue e destes, 1019 estão confirmados. Com isso, o município vem travando uma séria luta contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue.

Mesmo com as constantes ações realizadas visando diminuir o número de notificações da doença, os serviços de saúde da cidade registram altos níveis de atendimentos a pacientes com sintomas todos os dias. Para oferecer aos cidadãos maior conforto e melhor atendimento, a UPA de Passos inaugurou, há 15 dias, um espaço totalmente dedicado ao acolhimento dos pacientes com sintomas da Dengue.
Crédito: Rubia Savioli Balla

Neste espaço, que conta com dois consultórios, sala de espera e duas salas de hidratação, há sempre um médico dedicado exclusivamente a atender consultas relacionadas à Dengue. Se a hidratação, que é extremamente necessária, for imediata, o paciente é encaminhado a uma das salas adaptadas para este fim, que contam com enfermeiros preparados, medicamentos e estrutura diferenciada para tratar os doentes. Além disso, a UPA recebe reforço médico no período da tarde até a meia noite, quando o fluxo de pessoas é maior.

Segundo a coordenadora de enfermagem da UPA Passos, Iácara Oliveira, os espaços adaptados tem atendido com maior conforto os pacientes com Dengue, mas a demanda ainda é grande: “Cem pessoas ou mais passam pela UPA todos os dias com os sintomas da Dengue.

A maioria vem para cá justamente por saber que aqui temos este espaço diferenciado, o que faz o fluxo crescer ainda mais”. Iácara lembrou ainda da importância da conscientização da população na luta contra a Dengue: “As pessoas precisam entender que a Dengue também é responsabilidade delas”. Para acabar com o mosquito transmissor da Dengue, não deixe água parada: “Com a contribuição de todos, vamos conseguir diminuir esse número tão alto de notificações”, completou. A montagem do espaço, contou com o apoio das referências técnicas regionais Dayana Cristina e Amanda Queiroz, representantes do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde, e recebeu a visita da Superintende Regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves, que elogiou as adaptações: “O espaço destinado ao atendimento dos pacientes com Dengue tem sido de suma importância para o manejo clínico. Precisamos, além de combater o mosquito, cuidar dos doentes para evitar os agravamentos da doença e óbitos”, disse.

Ações de enfrentamento

No dia 9 de abril, o Comitê Regional da Dengue de Passos se reuniu com várias autoridades, entre elas o prefeito de Passos, Ataíde Vilela,  o  presidente da Câmara de Vereadores Luiz Carlos, o secretário municipal de saúde, Gilberto Lopes, o secretário de obras públicas, Hélvio Miranda, a secretária de educação, Pilar Aparecida, a secretária de assistência social, Aline Gomes, o chefe de gabinete, Djalma de Oliveira e o procurador do município, Adalberto Miachello, e todos os membros do Comitê Regional da Dengue da SRS/Passos estiveram presentes. Na reunião, foram apresentados os dados e o trabalho realizado pela Força Tarefa do estado no município e ainda, o trabalho em andamento de UBV Pesado. O prefeito Ataíde reforçou a importância das ações desencadeadas pela Secretaria Estadual de Saúde e solicitou a todos os presentes o empenho para realização imediata das mesmas. Concluiu dizendo que o momento é de preocupação com a saúde da população e a prioridade é a atuação de todos os secretários e demais servidores envolvidos.

Neste mesmo dia, houve encontro também com o Promotor de Justiça de Passos, Éder Caput, para explanação da situação da Dengue em Passos e região, juntamente com o Comitê Regional da Dengue de Passos, com o Comandante Afrânio Tadeu Garcia, da 77ª Cia da Polícia Militar, Anderson Leal Dutra, chefe de instrução do Tiro de Guerra de Passos e Michael Reis, diretor de saúde coletiva de Passos. Em sua fala, o promotor de justiça, Éder Caput, ressaltou a existência de leis federais que dispõem sobre manejo e armazenamento de resíduos sólidos, que são locais onde o mosquito deposita seus ovos. Ainda no que diz respeito a leis, o promotor reforçou a importância da criação de uma lei municipal que possibilite um planejamento estratégico e o monitoramento das ações, para que as mesmas sejam realizadas de modo efetivo e contínuo, evitando, assim, o surgimento de uma epidemia futura. Para dar andamento à criação desta lei, o promotor firmou parceria com a equipe de saúde coletiva municipal e propôs uma reunião com o prefeito, Ataíde Vilela, lideranças do legislativo e representantes da Superintendência Regional de Saúde de Passos.

Por Rúbia Savioli Balla