Crédito: Ana Rita Fernandes

Como ponto estratégico para atender os oito municípios da Microrregião de Saúde no Alto Paranaíba, Araxá recebeu o projeto Saúde Itinerante da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), desde o dia 11 de abril, que permaneceu, durante uma semana, atuando com três importantes programas estaduais, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Do Programa de Enfrentamento Permanente da Dengue, esteve em Araxá o Dengômetro, espaço para convivência e acesso às informações sobre a dengue, e o caminhão do Dengue Móvel, que realizou a troca de materiais recicláveis por kits de higiene bucal. Além disso, uma equipe de mobilização social que passou pelo comércio e a maioria das escolas locais, visando a multiplicação de mobilizadores sociais entre os alunos e corpo docente, para o controle e prevenção da dengue.

Parceria

Nas atividades voltadas para a saúde da mulher, o evento contou também com o Mamógrafo Móvel, caminhão com espaço para consultas e exames de mamografia e que tem como público-alvo mulheres de 40 a 69 anos. Já o Ver Minas teve como objetivo prestar assistência oftalmológica clínica e cirúrgica e de diagnosticar os casos de catarata em pacientes com idade acima de 50 anos. Durante o evento, foram realizadas 4.821 consultas, 1.532 cirurgias de cataratas, 67 cirurgias de pterígio e 712 consultas de pós-catarata.

Edna Castro, secretária municipal de Saúde de Araxá e vice-prefeita, defende que, como gestora, deve fazer tudo para que a população viva com saúde e nesse sentido, tenha toda a assistência possível do poder público.

Ela valorizou a parceria firmada com a SES ressaltando que, os mais de 40 funcionários da SMS, disponibilizados em tempo integral para atendimento nos três programas como equipe de apoio, receberam treinamento por parte dos técnicos da SES, para um tratamento correto e humanizado aos usuários do SUS. “Agradeço ao Governo de Minas pelos benefícios recebidos com todo o projeto aqui instalado, por intermédio da SES”, declarou a secretária, lembrando que os pacientes dos oito municípios atendidos pelo Ver Minas, que integram a Microrregião de Saúde de Araxá, também receberam orientação para a prevenção da dengue.

Residente temporária em Araxá cursando faculdade de enfermagem e natural de Ibiá, Lílian Sobral das Chagas, 22 anos, integrou a equipe de apoio do Ver Minas como voluntária, convidada pela SMS. Ela conta que se impressionou com o fluxo e a organização de como são realizados os procedimentos, desde o acolhimento até a pós-cirurgia, quando ela atua colocando os óculos de proteção e passando orientações aos pacientes. “Pensaram em tudo, não só no momento da consulta, mas na continuidade do bem estar”, explanou a universitária voluntária, acrescentando a importância da união das duas secretarias de saúde, municipal e estadual, visando atender a população com presteza e qualidade; “essa é a forma ideal de se tratar a Saúde”, finalizou.

Conterrânea da estudante, Maria da Conceição de Carvalho, 75 anos, passou a vida trabalhando na lavoura, sob muito sol. Há três anos, após ter sido operada de pterígio em Uberaba, pensou que não teria mais problemas de visão. Porém, começou a ter muita irritação nos olhos e passou a enxergar cada vez menos, até ao ponto de não conseguir mais ler ou fazer qualquer outra atividade rotineira do lar. “Fui ficando triste e me sentindo sozinha”, lembrou-se. De repente, se viu inscrita pela filha para atendimento em Araxá pelo Ver Minas. “Fiquei um pouco desconfiada pela rapidez da marcação para menos de uma semana”, revelou dona Conceição. Sua consulta foi realizada no sábado e, já na manhã de domingo, operou de catarata nos dois olhos. “Tenho fé em Deus que agora, minha vida vai melhorar muito”, comemorou.

Edna Castro lembrou ainda que o envelhecimento da população é um problema mundial gerando aumento das doenças da longevidade e que a maioria das cidades brasileiras passa pelo vazio assistencial em relação a várias doenças que acomete a população acima dos 50 anos. “Se não fosse um projeto como esse, não conseguiríamos reduzir a demanda oftalmológica reprimida de forma tão significativa assim como a espera pela mamografia para a prevenção do câncer de mama” garantiu a secretária.

Por Ana Rita Fernandes