Crédito: Frederico Bussinger

Finalizando as atividades de controle de endemias e de mobilização social, a Força Tarefa de Combate à Dengue do Estado realizou no sábado (5), em São Pedro do Suaçui, no leste mineiro, a ação do caminhão Dengue Móvel com a troca de material reciclável (latas, garrafas pet e pneus) por kits de Saúde Bucal. Durante a ação, que teve o apoio da Prefeitura Municipal, foram realizadas atividades no espaço de convivência e de acesso às informações sobre a doença.

As atividades fazem parte do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que buscam diminuir o risco de epidemias em municípios com maior índice de infestação, somando força aos agentes municipais e mobilizando a população sobre a necessidade de evitar a doença.

O município de 5.500 mil habitantes, considerado prioritário no enfrentamento da Dengue no Estado, apresenta até o início de abril, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 27 casos notificados de dengue, sendo que destes, 17 estão confirmados através de exames realizados por laboratório credenciado pelo município.

A equipe de agentes de endemias da Força Tarefa realizou trabalhos de controle vetorial, através de eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, tratamento focal, bloqueio de transmissão e coleta do lixo acumulado nas residências.

A secretária de Saúde de São Pedro do Suaçui, Silvânia Maria Peixoto Oliveira, ressaltou a importância das atividades da Força Tarefa. “O retorno da equipe do Estado, agentes e mobilizadores sociais mais uma vez nos proporcionou abertura de novo horizonte nas estratégias de combate a Dengue, servindo como incentivo as nossas equipes de controle de endemias”, afirmou.

Segundo Silvânia os agentes estaduais conseguiram inclusive, identificar um grande foco de dengue que havia passado despercebido no município, localizado numa fábrica de papel higiênico e que continha equipamentos e peças que estavam acumulando água e servindo de criadouro do mosquito. “A fábrica foi orientada e adequou-se eliminando esses focos. Os agentes realizaram naquela região o devido bloqueio de transmissão”, complementou.

Já o assessor da Secretaria de Governo do município, José Júnior Euzébio de Araújo representando o prefeito de São Pedro do Suaçui, Ricardo Leão Araújo Souza agradeceu o apoio do Estado no combate a dengue.“A mobilização da equipe da Força Tarefa pela segunda vez foi muito importante e válido para São Pedro do Suaçui. Vamos dar continuidade às ações de coleta intensiva do lixo nos domicílios, envolvendo os meios de comunicação locais e conscientizando a população sobre a necessidade desse combate permanente a Dengue”, ressaltou.

Mobilização Social

As atividades de mobilização social realizadas no município tiveram início com visitas as escolas municipais e estaduais e distribuição de material gráfico sobre a campanha contra a Dengue em comércios locais.

Durante o evento de troca de material reciclável por kits de saúde bucal (escova dental, pasta dental e fio dental) realizado nos dias 04 e 05/04, na Praça Prefeito Caldeira Brandt, no centro de São Pedro do Suaçui, foi disponibilizado no local pula-pula para a criançada, além de pipoca, cachorro-quente e refrigerante para os participantes e equipe da SES-MG.

No primeiro dia da ação, a professora da Escola Municipal América Caldeira Brant, Walkiria Vilarino Amaral, aproveitou para levar um grupo de alunos para participar da troca e no sábado levou a família. ”É fundamental que todos se conscientizem quanto à prevenção da Dengue, mantendo suas casas limpas e sem acúmulo de água, não dando chance ao mosquito transmissor”, enfatizou.

O material reciclável recolhido pela ação do Dengue Móvel teve destino certo: latas e garrafas Pet foram encaminhadas para uma usina de triagem e compostagem de lixo de São João Evangelista, município próximo a São Pedro do Suaçui; já os pneus foram enviados para o galpão da Prefeitura do Município.

Por Frederico Bussinger