O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Alexandre Silveira, assinou na tarde ontem, 03 de abril, quatro autorizações de pagamentos para investimentos na Santa Casa de Misericórdia São Vicente de Paulo de Campo Belo e para implantação de programas estruturadores do Estado de Minas Gerais no município, que totalizam quase R$ 4 milhões.

As autorizações de pagamentos têm como objetivos a aquisição de equipamentos para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica R$ 841,9 mil; para medicamentos e materiais de consumo à Santa Casa R$ 834,4 mil; para equipamentos e materiais permanentes para o Centro Hiperdia que atenderá à microrregião de Santo Antônio do Amparo/ Campo Belo, beneficiando aproximadamente 200 mil pessoas 1,3 milhão; e materiais de consumo em apoio ao programa de humanização desenvolvido pela Associação das Amigas da Santa Casa R$ 72 mil. Os recursos são oriundos do Tesouro Estadual. Além disso, para a aquisição do tomógrafo para a Santa casa foram investidos R$927.134,10.

O Presidente Deliberativo da Santa Casa, Júlio Furtado, ressaltou a parceria com o Governo Estadual de Minas Gerais. “Agradeço o empenho do Governo do Estado que beneficia não apenas a nossa cidade, mas toda a macrorregião Oeste. Todo este investimento é para prestarmos um serviço de qualidade para a nossa população”, frisou o Presidente Deliberativo.

O prefeito de Campo Belo, Marco Túlio Miguel, destacou os avanços da saúde em Minas lembrou que o Consórcio da Rede de Urgência e emergência já está formado. “Minas tem feito uma revolução na Saúde. Uma vez a UTI Neonatal funcionando, passaremos a ser uma maternidade de alto risco e fazer adesão aos programas federais e estaduais. Aqui em Campo Belo, as forças políticas se unem a favor do povo”, comentou o prefeito.

Em 2013, Campo Belo recebeu de Minas Gerais a medalha de Honra ao Mérito da Saúde pelos trabalhos desenvolvidos na Atenção Primária e que impactaram na redução da mortalidade infantil, em 2012 abaixo de 10%, menor que a taxa do Estado de Minas.  O deputado federal, Marcus Pestana pontuou que o município conta com 17 equipes de Saúde da família e um Centro Viva Vida. “ Campo Belo é modelo para Minas porque tem uma taxa de mortalidade inferior ao Estado. Com esta UTI, a taxa vai cair ainda mais. A Administração Pública deve servir para isso. Melhorar a vida das pessoas”, disse o deputado. “Nós aprendemos muito sobre as políticas públicas do Estado nestes últimos anos. Hoje é um momento muito especial. Nós temos aqui um reflexo de uma boa gestão”, acrescentou o deputado Estadual, Duarte Bechir.

O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Alexandre Silveira salientou que Minas é um exemplo em saúde Pública para outros Estados. “Participo de uma festa extremamente republicana. Aqui registro que na Secretaria de Estado de Minas Gerais encontrei um grande celeiro de políticas públicas. Temos trabalhado incessantemente para fortalecer a Saúde. Tivemos a felicidade de termos tido aqui na última sexta-feira (28/03) a oficina para a implantação da Rede de Urgencia e Emergência conduzida pelo Coordenador Rasível dos Reis. Minas Gerais é um exemplo para outros Estados em saúde Pública”, explicou o Secretário.

Por Willian Pacheco