Usuários recebem o medicamento em menos de 30 minutos

Na última segunda-feira, 31/03, o taxista José Moreira de Miranda, 45 anos, chegou à Unidade da Farmácia de Minas, localizada na Avenida do Contorno, 8.495, bairro Gutierrez, em Belo Horizonte, às 10h50, pegou a senha às 10h54 e às 10h58 já estava de saída e com o medicamento em mãos. “Não deu nem tempo de conhecer melhor o lugar e de tomar uma água. Depois da mudança é a primeira vez que estou aqui e estou admirado com a rapidez e a excelência do atendimento”, disse.

É este o tipo de atendimento que as pessoas encontram na nova farmácia de dispensação de medicamentos de Belo Horizonte, inaugurada em 06 de março deste ano. Em um ambiente climatizado, com uma área de mais de 2000 m2 e com muito conforto, os usuários da farmácia pegam uma senha e acompanham em um painel digital o número da chamada e têm à disposição 50 guichês onde são dispensados os medicamentos.

Crédito: Henrique Chendes

O Coordenador de Atendimento da Farmácia de Minas em Belo Horizonte, Erick de Lima, explica que o número reduzido de funcionários e o pequeno espaço do local anterior geravam um tempo de espera muito grande. “Nossa demanda não mudou. Diariamente são atendidas em média 1800 a 2000 pessoas. Mensalmente atendemos 40 mil usuários dos municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS-BH) cadastrados. O número de funcionários mais que dobrou, de 40 para 90 pessoas. Com o aumento de pessoal, ocorreu uma redução do tempo de espera, assim o usuário fica mais satisfeito e o funcionário fica mais tranqüilo para trabalhar”, afirmou.

Em relação ao tempo de espera, a Coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da regional de Belo Horizonte, Patrícia de Oliveira ressalta que, “estamos conseguindo manter, desde o dia 17 de março, uma média inferior a 20 minutos no tempo de espera, no recebimento dos medicamentos. Já o tempo de atendimento é, em média, de 8 minutos. Portanto, o usuário atualmente recebe seu medicamento em menos de 30 minutos”. Mais detalhes no gráfico.

Surpresa

Júnia Gracielle Pereira Olegário e Fernando de Todos os Santos ficaram surpreendidos com a rapidez e qualidade no atendimento. Eles aguardavam a chamada da senha segurando o filho do casal de apenas dois meses. Em menos de 5 minutos Júnia foi até o guichê e voltou já trazendo o medicamento. “Uso medicamentos há muito tempo e antes eu demorava para ser atendida. Hoje eu, meu marido e meu filho vamos voltar até mais cedo para casa”, disse.

O mesmo constatou a dona de casa Marta Leão, de 65 anos, que comparece à Farmácia de Minas em busca de um medicamento há mais de 3 anos, não para o uso dela, mas para o uso da amiga Isaurina Demétrio Lima, de 75 anos, que possui mal de Alzheimer. Além da agilidade do atendimento, o que mais chamou a atenção da dona de casa foi a tranqüilidade do ambiente. “Antes era tudo muito tumultuado, o que deixava a gente ainda mais impaciente. Minha amiga está acamada e eu não podia sair daqui sem o remédio”, disse.

Passo a passo

O Coordenador de Atendimento da Farmácia de Minas em Belo Horizonte, Erick de Lima explica quais são os procedimentos necessários para obter os medicamentos:

O primeiro passo é comparecer até a farmácia com o receituário fornecido pelo médico e se informar se o medicamento faz parte do Programa Farmácia de Minas. Esta informação também pode ser obtida por meio do site da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) pelo link: http://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/service/91.

Neste endereço está disponível uma lista de documentos necessários ao usuário e uma lista de medicamentos do componente especializado (medicamentos de alto custo). A lista é disponibilizada em ordem alfabética do principio ativo do medicamento. Se identificar que a medicação faz parte do Programa Farmácia de Minas, o paciente pode se dirigir até a farmácia solicitando a documentação para dar entrada no processo. A documentação é analisada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Se o processo é deferido, a farmácia entra em contato com o paciente agendando para que ele compareça e busque o medicamento. Caso a solicitação seja indeferida, ele deverá comparecer à farmácia para saber os motivos do indeferimento, pedindo ao médico que solicitou o medicamento uma nova avaliação. “Nossa proposta é cada vez mais melhorar o atendimento da farmácia. Queremos ser reconhecidos como uma farmácia modelo”, afirma Erick.

Confira aqui outros depoimentos de usuários (as) das novas instalações da Farmácia de Minas de Belo Horizonte

“Achei que iria demorar mais. O atendimento aqui foi tão rápido que como estava distraído quase perdi o atendimento pela minha senha.” José Márcio da Silva, 64 anos, motorista.

“Sou de Santa Luzia então tive que me adaptar ao novo endereço da farmácia porque antes era próximo da região hospitalar. Estou vendo que vai valer a pena, pois o atendimento é mais rápido e com o ar condicionado o ambiente é mais fresquinho.”

Maria Elisabete de Assis, 56 anos, manicure

“Quando tinha que pegar um medicamento ficava de 2 a 3 horas na fila. Estou aqui há apenas 15 minutos, já peguei o medicamento e já vou embora.”

Eduardo das Neves Soares, 31 anos, cabeleireiro e músico

“No espaço anterior tudo era muito demorado e confuso. Agora tudo está muito mais organizado, fácil e rápido.”

Dalila Mourão, 31 anos, engenheira civil

“Estou com uma criança de colo de 5 meses, então esperar já é muito difícil. No outro local costumava ficar em pé. Aqui também nem precisei sentar, porque fui pegando a senha e em seguida o medicamento e já estou indo embora.”

Rosemeire Mirtes da Silva, 42 anos, vendedora

“O ambiente ficou nota 10. O atendimento também. Hoje é meu dia de folga, então dá até tempo de voltar para casa mais cedo e descansar.”

Altair Albino, 42 anos, vigilante

Por Alessandra Maximiano