Neste sábado, 29/03, o Secretário de Estado de Saúde, Alexandre Silveira, encerra, a partir das 11h30, as atividades do “Saúde Itinerante – Governo de Minas Mais Perto de Você” no Parque de Exposição Governador José Pinheiro,  na cidade de João Pinheiro.

As ações, que acontecem na cidade desde a última segunda-feira, 24/03, têm o objetivo de levar mais saúde para a população através de consultas e exames de prevenção para detecção precoce de doenças relacionadas à visão e ao câncer de mama; e mobilizar a população a descartar objetos que facilitam a proliferação do mosquito transmissor da dengue, além de estimular a higiene bucal através da troca de materiais recicláveis por kits de higiene bucal.

Durante os seis dias de atividades do programa, a população teve acesso a três importantes serviços de saúde: Mamógrafo Móvel, Ver Minas e Dengue Móvel.

Programas do Saúde Itinerante

O Ver Minas leva aos moradores com mais de 50 anos atendimento oftalmológico com consultas, exames e cirurgias, com o objetivo de diagnosticar e reduzir a prevalência da catarata e de outras doenças oculares especificamente nessa parcela da população. Para ter acesso ao atendimento, o cidadão deverá apresentar o cartão Nacional de Saúde e um documento de identidade.

O Mamógrafo Móvel realiza exames de mamografia em mulheres de 40 a 69 anos. Para ter acesso ao serviço, as mulheres nessa faixa etária devem apresentar apenas documento de identidade com foto. O objetivo é agilizar o acesso ao exame que auxilia no diagnóstico precoce do câncer de mama e, consequentemente, tratar mais cedo os casos identificados, reduzindo o índice de mortalidade. O câncer de mama é hoje a segunda causa de morte na população mineira e corresponde a 14,1% de todas as mortes em Minas Gerais.

No Dengue Móvel a população pode fazer a troca de pneus, garrafas pets e latas – potenciais focos do mosquito transmissor da dengue – por kits de higiene bucal. Cada kit contém um fio dental, uma escova de dente e um creme dental. Cada 20 latas ou 20 garrafas pet podem ser trocados por um kit. Cada pneu também pode ser trocado por um kit.

Também haverá um espaço de convivência onde a população terá acesso às informações sobre a dengue e a importância dos cuidados com materiais e entulhos que possam guardados de forma inadequada em casa e que podem servir de criadouro para o mosquito transmissor da doença.

Por Giselle Oliveira