Crédito: Juliana Bisinoto

Como parte das ações de mobilização contra a dengue, a Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, levou ao município de Itapagipe, nos dias 21 e 22 de março, o Dengômetro e o Dengue Móvel para promover atividades de combate e luta contra a dengue no Município.

Na ocasião foram realizadas trocas de materiais recicláveis (como pets, latas e pneus) por kits de higiene bucal (fio dental, escova de dente e creme dental), para impulsionar e conscientizar a população a realizar práticas preventivas para possíveis criadouros do mosquito. Nos dias das ações, vários materiais educativos e informativos sobre o combate a dengue também foram distribuídos a população.

Além disso, com parceria da Secretaria de Estado de Saúde com as Secretarias de Educação e de Esporte foram realizadas várias atividades de recriação e gincanas para atrair as crianças.

Por meio de mutirões de limpeza e visitas domiciliares, os agentes comunitários conseguiram contabilizar cerca de 850 sacos de lixo com materiais recolhidos de quintais de moradores que poderiam servir como criadouros do Aedes aegypti. Com isso, cresce o trabalho intenso de atividades para que se consiga controlar e combater a Dengue no Município e no Estado.

Segundo a referência técnica de Educação em Saúde da SRS Uberaba, Iara Irma Cardoso, a melhor forma de prevenção é ter uma população consciente. “De nada adianta os profissionais visitarem as residências e recolherem os objetos inservíveis se, em seguida, a pessoa jogar o lixo no quintal de novo. De janeiro até o hoje, já foram confirmados 16 casos de dengue no município e existem mais de 100 notificações suspeitas. Precisamos do apoio da população. O Município tem feito a sua parte, os agentes trabalham, mas a população precisa olhar”.

Por Juliana Bisinoto/SRS Uberaba