Referência estadual no tratamento da tuberculose multirresistente, hospital da Rede Fhemig prepara palestras sobre a doença

No dia 24 de março, comemora-se o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Atualmente, a doença é responsável pela morte de mais de um milhão de pessoas. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que revela ainda que o mal é a principal causa de morte por infecção no mundo. Estima-se que a tuberculose, apesar de ter cura desde 1944, cause a morte de 35 milhões de pessoas até 2020. Apesar de altos, os índices de casos vêm diminuindo no país. Em 1990, foram registrados 51 eventos da doença a cada 100 mil habitantes. Já em 2012, houve uma queda de 30,9% no número de registros, com a confirmação de apenas 35,8% casos.

O Hospital Júlia Kubitschek (HJK), da Rede Fhemig, é referencia estadual no tratamento da tuberculose multirresistente. De acordo com a pneumologista e coordenadora de tuberculose da unidade, Munira de Oliveira, a doença é curável em praticamente 100% dos casos novos, desde que obedecidos os princípios básicos da terapia medicamentosa de, no mínimo, por seis meses e a adequada operacionalização do tratamento.

“O fato de ser um tratamento prolongado é um dos principais fatores que dificultam o alcance da cura. Muitos pacientes começam a apresentar melhoras ainda no início do tratamento e, por isso, interrompem o uso da medicação. Outras questões estão associadas ao insucesso da terapia, como o alcoolismo, o uso de drogas, a prevalência de desnutrição, de condições precárias de vida - como pouca luminosidade e aglomeração de pessoas - e da infecção por HIV, que é muito recorrente nesses pacientes”, explica a médica.

Ludmila Tavares, presidente do Fórum Mineiro de ONG’s para o Controle da Tuberculose/HJK afirma que há muito desconhecimento da população sobre a doença. “Muita gente ainda acha que a tuberculose é coisa do passado e até estranha a existência da doença nos dias de hoje. Por isso, a necessidade de se levar informações à população de forma geral”, disse.

Relação médico e paciente

O bom relacionamento entre médico e paciente é fundamental para alcançar a adesão ao tratamento. “O médico é uma figura importante para incentivar o paciente a não interromper o uso dos medicamentos”, acredita Munira de Oliveira. Aline Clemente Apolônio, de 21 anos, ex-paciente do HJK, também reforça a necessidade do profissional de saúde para a manutenção do tratamento. A jovem descobriu que estava com tuberculose em julho do ano passado, por meio de uma fibrobroncoscopia realizada no HJK, uma vez que os exames de escarro apontavam resultado negativo para a doença.

“Os médicos e assistentes sociais foram essenciais para minha recuperação, pois a doença deixa a pessoa muito debilitada física e emocionalmente. Esse apoio ajuda a manter a disciplina com a medicação”, ressalta Aline, que ficou 3 meses e 8 dias internada no HJK, sendo 23 dias no CTI. “Todo o tratamento, no total, durou 8 meses. Já em casa, tive ainda o acompanhamento da unidade básica de saúde. Aos poucos, estou retomando a vida normal”, conclui a jovem.

Programação para o Dia Mundial de Combate

O Hospital Júlia Kubitschek promove, no dia 27 de março, uma programação especial de palestras em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. O evento acontece a partir das 13h, no auditório do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da unidade. Confira a programação:

13h: Abertura com Inessa Bonomi, diretora do HJK

13h15: O papel do controle social da Tuberculose – Ludmila Tavares, presidente do Fórum Mineiro de ONG’s para o Controle da Tuberculose/HJK

14h: A visão dos usuários acerca da Tuberculose – José Maurício de Melo Araújo – Fórum Mineiro para controle da Tuberculose e c Coinfecção TB-HIV.

14h30: A relação entre Tuberculose e Direitos Humanos – Luciana Crepaldi Secretaria Municipal de Direitos Humanos de BH.

15h: A relação médico X paciente – Dra. Munira de Oliveira.

15h30: Intervalo

16h: O enfrentamento das drogas e o desafio da associação com a Tuberculose – representante do Centro Mineiro de Toxicomania

16h30: A atitude da Secretaria Estadual de Saúde frente à prevenção e tratamento da Tuberculose em MG – Dr. Pedro Daibert, coordenador estadual de Pneumologia de MG.

17h: encerramento

Por Assessoria de Comunicação FHEMIG