Secretário anuncia R$ 4 milhões para reforma e aquisição de equipamentos  para o Hospital Jaques Gonçalves Pereira

Localizada na região do Vale do Aço, Belo Oriente recebeu neste sábado, 14 de março, o “Saúde Itinerante-Governo de Minas mais perto de você”, que é conjunto de ações de saúde que têm como objetivo proporcionar melhor qualidade de vida para a população.

A ação, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, levou para os moradores diversas atividades: Programa Ver Minas, que proporciona a realização de consultas, exames e cirurgias oftalmológicas para pessoas com mais de 50 anos; o mamógrafo móvel, para a realização de mamografias em mulheres de 40 a 69 anos, e o dengue móvel, que no município realizou a troca de pneus, garrafas pet e latas por quites de saúde bucal.

Além disso, foram apresentadas pelo Secretário de Estado de Saúde, Alexandre Silveira as realizações do Governo de Minas na região nos últimos anos e os investimentos previstos para 2014. Os moradores de Belo Oriente poderão contar com o Programa Ver Minas e com o mamógrafo móvel até a próxima segunda-feira, 17 de março.

Crédito: Henrique Chendes

Ainda com os óculos de proteção, usados após a cirurgia, Catarina de Sena Martins, de 71 anos, detalhou o que sentia ao ter uma nova visão. “Há dois meses quando descobri que estava com catarata fiquei muito triste. Hoje, após a cirurgia, estou me sentindo até mais jovem”, comemorou.

O Superintendente da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, José Anchieta Pogialli, afirmou que o programa Ver Minas também reflete um investimento na região do Vale do Aço. “Todas as ações de saúde representam a sensibilidade do Estado a favor da nossa população”, disse.

Hospital reformado

Durante o Saúde Itinerante, o Secretário Estadual de Saúde, Alexandre Silveira anunciou início das obras de reforma, ampliação e readequação do Hospital Jaques Gonçalves Pereira, de Belo Oriente. O hospital será referência na região para cirurgias de média complexidade, urgência e emergência e atendimentos ambulatoriais, como exames de raio X. A expectativa é que após o término das obras, que têm como data prevista ainda o primeiro semestre de 2014, o hospital possa realizar mais de 100 atendimentos diários.

A assinatura da ordem de serviço para o início da reforma, ampliação e readequação do hospital, que receberá do Estado cerca de R$4 milhões para reforma e aquisição de equipamentos, simbolizou um grande avanço para a população de Belo Oriente.  “Este hospital será um dos pilares da saúde para Belo Oriente e região. Para mim é uma dádiva retribuir a confiança e proporcionar mais saúde para a população”, disse o Secretário de Estado de Saúde Alexandre Silveira.

Conquista

Para o Secretário Municipal de Saúde de Belo Oriente, José Uvio Ribeiro, o apoio do estado representa um grande passo para a conquista de um sonho para a cidade e região. “Após inaugurado, sem dúvida alguma, o hospital irá prestar serviços de qualidade para o município”, disse.

O Prefeito de Belo Oriente, Pietro Chaves, apoiou a parceria realizada entre Estado e Município e as ações que trazem benefícios para a população. “Belo Oriente está muito feliz pelas conquistas e realizações. O programa Ver Minas e todas as ações de saúde do Estado trazem muitos benefícios para a nossa cidade”, afirmou.

Acompanhando todo o evento, Nilsa Mendes Batista, de 69 anos, moradora do Distrito de Cachoeira Escura, demonstrava a felicidade em saber que ela, os filhos e os quatro netos teriam um novo local para cuidar da saúde. “Há muito tempo precisávamos deste hospital. Estou feliz com esta notícia tão boa para a minha cidade, para o meu distrito e para a minha família”, disse.

Educação e Tecnologia para a região

Ainda presente na região do Vale do Aço o Secretário de Estado de Saúde Alexandre Silveira esteve presente em Ipatinga no evento de inauguração da unidade da UAITEC – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais. O projeto é desenvolvido pelo governo de Minas por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino superior. A UAITEC tem como foco a capacitação profissional e foi concebida para oferecer cursos de graduação, tecnológicos, extensão, pós graduação e cursos de idiomas. Para isso a proposta da UAITEC é unir as duas universidades estaduais UEMG- Universidade do Estado de Minas Gerais e a UNIMONTES-Universidade Estadual de Montes Claros e implantar uma rede que chegue a outros municípios que também irá ampliar significativamente a oferta de EAD-Educação a distância em Minas Gerais e no país. “A região do Vale do Aço tem muitos motivos para comemorar, pois o governo de Minas presta serviços de qualidade em todas as áreas. Estamos melhorando a vida da população mineira e isso demonstra que juntos podemos cada vez mais”, completou.

Por Alessandra Maximiano