Durante a ação, a Secretaria de Estado de Saúde anunciou a chegada de um helicóptero para compor a frota do Samu Macro Norte

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais realizou, nesta sexta-feira, 14/03, mais uma edição da ação “Saúde Itinerante – Governo de Minas mais perto de você”. O projeto, que visa fortalecer as ações regionais de saúde e vai percorrer, durante os meses de fevereiro e março, as 28 Regionais de Saúde do Estado, desta vez, foi realizado em Januária, no extremo Norte do Estado.

O encontro foi realizado no campus da Universidade Estadual de Montes Claros e contou com a participação de gestores e autoridades dos 26 municípios que compõem as microrregiões de Brasília de Minas/São Francisco, Januária e Manga.

Crédito: Jerúsia Arruda

Durante as ações do projeto são apresentadas as realizações do Governo de Minas na área da saúde na região, nos últimos anos, e os investimentos previstos para 2014.  Em Januária, o coordenador estadual de Urgência e Emergência, Rasível dos Reis Santos Júnior, representando a Secretaria de Estado de Saúde, destacou que nos últimos dez anos muito foi feito na região para que o norte-mineiro viva mais e melhor.

Segundo o médico, a regional de Januária recebeu mais de R$ 34 milhões, o que permitiu, por exemplo, a construção de 77 unidades de atendimento e a atuação de 135 equipes de saúde da família.  “A região Norte de Minas desenvolveu de forma surpreendente. Na época da implantação da Rede de urgência e Emergência, tínhamos o receio da efetividade do serviço porque em muitos lugares não havia sequer orelhão para acionar o Samu 192. Hoje, a região está toda conectada, com sinal de celular e internet e temos cobertura do Samu nos 86 municípios da região”, avalia o médico.

Rasível destaca que foram investidos mais de R$12 milhões nos quatro hospitais da unidade regional para aprimoramento dos serviços e mais de R$ 40 milhões no programa de urgência e emergência. “Na urgência, se não der resposta imediata, não precisa dar mais resposta. Por isso, estamos trabalhando para que o segundo helicóptero adquirido pela Secretaria venha compor a frota do Samu no Norte de Minas, agilizando ainda mais o serviço”, anuncia.

O médico também destacou outros investimentos feitos na saúde da unidade regional. No programa Viva Vida, os municípios da regional de Januária contam com dois centros Viva Vida e receberam mais de R$15 milhões em investimentos. O Sistema estadual de Transporte em Saúde, que viabiliza o deslocamento dos usuários para realização de procedimentos fora de seus municípios de domicílio, já transportou mais 82 mil usuários do SUS. Os investimentos somam mais de R$3 milhões desde sua implantação.

Nos 7 CAPS habilitados na região foram investidos mais de R$70 mil, promovendo atendimento a pessoas com transtornos mentais, e usuários de álcool, craque e outras drogas. Cerca de 15 mil mulheres foram beneficiadas pelo programa de Controle do Câncer de Mama, e o programa Ver Minas, lançado em novembro do ano passado, está beneficiando a população com mais de 50 anos com consultas, exames e cirurgias oftalmológicas em todos os municípios da região.

A região conta com 12 unidades da Rede Farmácia de Minas em operação e outras 18 em construção, oferecendo medicamentos de forma gratuita, com segurança e orientação de profissionais capacitados. No programa foram mais de R$ 3 milhões investidos na região.

O coordenador regional do programa Hiperdia Minas, Leonardo Amaral Azevedo, apresentou os dados do Centro de Referência em Hipertensão, Diabetes e Outras Doenças Crônicas de Brasília de Minas, que somente em 2013 realizou mais 3.200 atendimentos e um intenso trabalho de investigação clínica e operacional. “Esse trabalho vem contribuindo sensivelmente na melhoria da assistência e acompanhamento integral de hipertensos e diabéticos, ampliando a longevidade e proporcionando mais qualidade de vida aos usuários do serviço na microrregião”, avalia o diretor regional de Saúde de Januária, Carlos Manuel Pereira da Costa.

Manoel Jorge, prefeito de Januária, relatou que o município vivenciou muitas dificuldades e que está sendo um desafio manter em dia os serviços de saúde. “Em 2012, tínhamos um hospital literalmente fechado. Talvez tenhamos sido apressados em reabri-lo e enfrentamos alguns problemas, mas também tivemos uma sensível melhora e está sendo possível mantê-lo em funcionamento. Da mesma forma são os demais serviços de saúde, que ainda não são o ideal, mas estão se reequilibrando, e precisamos do apoio financeiro dos governos Federal e Estadual nos ajudar no sentido de nos ajudar a reestruturar a saúde para que possamos melhorar os indicadores e assistência aconteça de forma plena”, pleiteia.

O deputado estadual Arlen Santiago lembrou que nesta semana o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou uma pesquisa onde mostra que Minas é o segundo Estado que mais investiu em Saúde no país, o primeiro em aplicação em Educação e em Segurança Pública. “Em 2003, o Governo de Minas não tinha crédito, a saúde e todas as áreas estavam fragmentadas, especialmente no Norte de Minas. Pessoas competentes foram convocadas para compor a equipe técnica do governo e a cada real investido no Estado, dois seriam investidos em nossa região, e essa realidade mudou em todo o Estado e o Norte de Minas se tornou referência. Com todos os problemas que ainda temos que enfrentar, certamente essa avaliação do IBGE é motivo para comemorar”, conclui o deputado.

Ao final do encontro, o público presente visitou as instalações da sede própria da base avançada da Samu Macro Norte no município. A unidade dá suporte a toda a região, que possui 26 municípios e uma população de mais de 400 mil habitantes, e atende às ocorrências de acidentes de trânsito da BR 122.

Por Jerúsia Arruda