Uma comitiva percorreu, no último sábado (8), terrenos em Ipatinga onde serão construídas a sede do Hemocentro e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Padrão Minas. O secretário de Estado de Saúde, Alexandre Silveira, juntamente com a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, vereadores, comunidade e lideranças estiveram ainda no Parque Ipanema, onde foi realizada uma extensa programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com vários serviços gratuitos, entre eles um Mamógrafo Móvel, caminhão equipado para realizar mamografias do Governo de Minas, no qual mulheres com idade entre 40 e 69 anos realizaram a mamografia e se beneficiaram de outros serviços de utilidade pública. O Governo de Minas disponibilizou, ainda, para o evento a Gastronomia Sustentável, ação cujo objetivo é a redução dos focos do mosquito transmissor da Dengue.

A visita da comitiva começou pelo bairro Ferroviários, em um terreno de 3.695m² onde será construído um Hemocentro, unidade do Hemominas, cuja finalidade é oferecer sangue e hemoderivados de boa qualidade para a população. O terreno fica ao lado do Centro de Oncologia e Radioisótopos (COR) e pertencia à Usiminas, que já doou ao município, que vai repassar ao Estado para a construção da unidade. O investimento do Estado na obra será de R$ 6 milhões, sendo R$ 4,5 milhões para a construção do Hemocentro e R$ 1,5 milhão para a aquisição dos equipamentos.

“Nessa semana vamos finalizar o processo de regularização do terreno no qual será construído o Hemocentro. Está havendo boa vontade, tanto da administração municipal quanto da Câmara Municipal de Ipatinga, a fim de que, no tempo mais rápido possível, nos entregar a documentação para que possamos fazer o destaque orçamentário de seis milhões de reais”, esclarece Alexandre Silveira.

O Hemocentro de Ipatinga deve ficar pronto no prazo máximo de dois anos. Antes disso, a população poderá contar, já no segundo semestre deste ano, com um serviço paliativo, o Posto Avançado de Coleta Externa (Pace), que será implantado na sede da antiga Cônsul do bairro Bom Retiro, em frente à unidade II do Hospital Márcio Cunha (HMC). O governo do Estado vai liberar R$ 400 mil para a implantação do Pace, que será feita pelo HMC. O governo de Minas já assinou um convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Aço (Consaúde), no valor de R$ 900 mil, para o custeio da estrutura do Pace, incluindo contratação de profissionais.

Além de Alexandre Silveira, integraram a comitiva a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, o presidente da Câmara Municipal, vereador Ley do Trânsito, a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da Aciapi (Associação Comercial de Ipatinga), Maria Zilda Torres, além de outros vereadores de Ipatinga e autoridades do município e região.

Unidades de saúde

O grupo ainda visitou terreno no bairro Bom Jardim, onde será construído uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Padrão Minas. Esta será uma das cinco UBS que serão construídas em Ipatinga com recursos do governo do Estado, que somam R$ 6 milhões. Serão três UBS Tipo III, contemplando os bairros Bom Jardim, Esperança e Parque das Águas. E duas UBS Tipo I, uma no bairro Nova Esperança e outra no Vila Formosa.

Por Assessoria de Imprensa