Crédito: Aline Assis

A Regional de Saúde de Uberaba iniciou nesta quinta-feira (06/03/2014) a distribuição do primeiro lote de vacina HPV (6.300 doses) para os 27 municípios de sua área de abrangência. O total das vacinas contra HPV (papiloma vírus humano) serão oferecidos em 2014 para as meninas de 11, 12 e 13 anos.

Conforme orientação do Ministério da Saúde a  vacinação deverá ocorrer nas Escolas, tanto públicas, quanto privadas, e a meta é vacinar 80% das meninas nessa faixa etária no período de 10 de março a 10 de abril de 2014.   Foi orientado também, que os municípios poderiam iniciar a vacinação no dia 08/03 em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

O objetivo da campanha contra HPV é intensificar, com a vacina, a prevenção contra o câncer do colo do útero, segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, contribuindo assim para a redução da mortalidade. Além disso, é importante mobilizar a população feminina também quanto ao potencial de prevenção e cura da doença, que quando diagnosticada precocemente pode trazer grandes resultados positivos.

Na área de abrangência  da SRS/Uberaba a população estimada, segundo o IBGE de meninas de 11, 12 e 13 anos são em torno de 16.111 meninas. Com isso, a Regional realizou  duas reuniões com técnicos dos municípios  para orientação técnica e operacionalização da vacinação.

Além da vacina HPV foram distribuídos aos municípios  cartazes para divulgação da vacinação, seringas/agulhas, termômetros e os formulários: Carta de orientação aos Pais, Termo de Recusa e Carta de Agendamento da 2ª dose, além dos Informes Técnicos para as Escolas e Unidades de Saúde.

Por Aline Assis