Crédito: Frederico Bussinger

Como parte das ações de conscientização da Campanha contra as DSTs/ AIDS do Carnaval 2014 da Secretaria de Estado de Saúde  de Minas Gerais (SES), que neste ano tem o tema “Use quando não estiver usando mais nada. Use camisinha sempre. AIDS. Pegar é fácil. Evitar também.”, a Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), em parceria com o Centro Municipal de Referência em Atenção Especial à Saúde (Crase) e a Companhia de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais, promoveram nesta sexta-feira (28-02) uma blitz educativa na BR 259, saída para Mantena. Foram distribuídos preservativos, material informativo e adesivos e prestadas informações sobre prevenção para os foliões da região, que nesta época, se dirigem em grande número para as cidades do litoral do Espírito Santo.

A campanha deste ano tem como público alvo pessoas na faixa etária de 15 a 49 anos e mais uma vez tem como o grante protagonista é o preservativo, chamando a atenção da população para a importância de seu uso em todas as relações sexuais, como única maneira de proteger da AIDS e de outras DST’s e também de incentivar  o teste para o diagnóstico precoce do HIV, cujos sintomas são silenciosos e geralmente identificados quando a doença já está em estágio avançado.

Além da blitz, a ação também se estendeu também  na Estação Ferroviária (saída e chegada do trem de passageiros da VALE da Linha Vitória-Minas) e a noite na Estação Rodoviária do Município.

Antes dessa mobilização, a SRS-GV distribuiu para os 51 municípios da  região leste, cerca de 150 mil preservativos e folheteria da campanha.

“Nós temos desempenhado  nesta campanha, além da distribuição de preservativos,   o papel  de alertar e conscientizar a toda a população sobre a importância da prevenção, evitando que novos casos de DST/Aids ocorram na região leste”, enfatizou a superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Sheila Furbino.

A referência técnica em DST-Aids da SRS-GV, Sônia Galvão, complementou a superintendente comentando que “iniciativas como esta mobilização, reafirmam a missão da Regional na prevenção e assistência, visando, além da distribuição de insumos, promover e acompanhar as ações  dos municípios não só no carnaval, mas durante todo o ano”, afirmou.

Mobilização

Com um movimento grande de veículos em direção ao litoral do Espírito Santos as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da SRS-GV em parceria e apoio  da Patrulha de Prevenção a Degradação do Meio Ambiente   realizaram a blitz educativa na BR 259, saída para Mantena.

Crédito: Frederico Bussinger

Norma Nagime, estudante, que de Valadares se dirigia para a cidade de Resplendor para curtir o carnaval, parou na blitz e ressaltou a relevância da mobilização . “É sempre bom lembrar as pessoas, principalmente nesta época que têm o costume de relaxar e de não cuidarem da própria saúde , que é muito importante se prevenir, principalmente contra a Aids”, enfatizou.

Já na Estação Ferroviária, a ajudante de serviços gerais, Shirley Esteves de Souza de 39 anos, que estava com toda a sua família ansiosa para embarcar no trem para passar o carnaval  em Vitória , também considerou muito positiva a ação da Campanha.” É necessário que todo mundo fique  alerta  sobre o perigo dessas doenças, porque se não tivemos saúde como vamos nos divertir”, afirmou.

Casos em  Governador Valadares

Em Governador Valadares, segundo a coordenadora do CRASE , Maria das Graças Lages Casais em 2013 foram realizados pelo centro, 3.391 exames femininos e 1201 masculinos, sendo confirmados 49 casos de Aids entre as mulheres e 84 entre os homens.

Neste ano, só no mês de janeiro, foram realizados 440 exames femininos e 144 masculinos, com 03 reativos em mulheres e 07 em homens.

Atualmente cerca de 1.300 pessoas de Valadares e região estão sendo acompanhadas pelo Centro.

Por Frederico Bussinger