Proteção é necessária e as vacinas são seguras e eficazes

 

Crédito: Henrique Chendes

Com a proximidade do Carnaval, as pessoas que pretendem viajar devem se prevenir contra as situações que ponham a saúde em risco. Uma delas é a desatualização do calendário de vacinação. A imunização tem sido uma das principais armas na prevenção e erradicação de doenças no mundo, por isso, é necessário que o viajante mantenha a vacinação em dia.

De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Tânia Brant, também é muito importante que o turista procure saber quais doenças ocorrem no local para onde se pretende viajar e se há surto de alguma doença transmissível. “Se a pessoa pretende fazer algum tipo de turismo ecológico no Estado de Minas Gerais, deve lembrar que  o Estado é todo ele de risco para a Febre Amarela Silvestre, bem como os Estados da região Norte e Centro Oeste do país. Outra preocupação que o viajante deve ter é com o tétano e a difteria”, afirma Tânia Brant.

A vacinação contra Febre Amarela Silvestre é feita aos nove meses de idade e é necessário um reforço de 10 em 10 anos. Já a vacina que protege contra tétano e difteria fazem parte da rotina, sendo aplicadas três doses no 1º ano de vida, com 02 reforços. O primeiro com 01 ano e 13 meses e o segundo reforço aos 04 anos. Daí em diante é necessário fazer uma dose de reforço de 10 em 10 anos.

O Sistema Único de Saúde também disponibiliza vacinas para jovens e adultos até 49 anos. “É o caso da vacina que protege contra a Hepatite B, uma doença grave que pode causar câncer de fígado e é transmitida através do sangue e contato sexual. Para ficar protegida da doença, é necessário que a pessoa tome três doses da vacina”, explica Tânia Brant.

Uma dica importante para quem pretende viajar para o nordeste é se vacinar contra o sarampo. “Os estados de Pernambuco e Ceará apresentam surto de sarampo. A vacina que protege contra a doença também está disponível nas Unidades de Saúde para homens até 39 anos e mulheres até 49 anos”, alerta a coordenadora de Imunização, Tânia Brant.

Informações sobre vacinação e localidades onde apresentam surtos de doenças podem ser obtidas no Centro de Medicina do Viajante, que, em Belo Horizonte, fica na Rua Paraíba 890, bairro Funcionários.  O telefone de contato é (31) 3246-5026.

Por Silvâne Vieira