O Secretário-adjunto de Estado de Saúde de Minas Gerais, Wagner Ferreira, participou, nessa segunda-feira (24/02), do “Saúde Itinerante – Governo de Minas mais perto de você”, em São João Del Rei. O projeto busca apresentar as ações de fortalecimento da saúde nas regiões do estado. Entre as autoridades presentes estavam o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Geraldo Heleno, a Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Márcia Nakamura, o Gerente Regional de Saúde de São João Del Rei, José Rosário e demais autoridades locais.

Crédito: Henrique Chendes

Durante o evento, foram apresentadas as ações exitosas de combate à dengue por meio de uma encenação teatral realizada por Agentes Comunitários de Saúde do município de Resende Costa. A apresentação abordou, de forma bem-humorada, a importância de prevenir a Dengue e contou com a interação dos presentes, alertando a todos que a prevenção é uma “ciranda” e conta com a participação de cada um para o sucesso no combate ao mosquito. Em seguida foi apresentado um vídeo do Saúde Itinerante contemplando todas as ações, usuários beneficiados e investimentos do governo estadual na saúde da região de São João Del Rei nos últimos 10 anos.

“É importante salientar que o Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Saúde já investiu na microrregião de São João Del Rei cerca de R$40 milhões de reais, uma média de R$4 milhões/ano de 2003 a 2013. Essa é uma região importante de Minas e uma microrregião importante também em termos de saúde e o governo não foge à sua obrigação. O Governo de Minas está disposto a acertar o que está faltando em termos de financiamentos para melhorar cada vez mais a saúde na região“, destacou o Secretário-adjunto, Wagner Ferreira.

A respeito das ações do Saúde Itinerante, o secretário-adjunto afirmou que “o projeto irá percorrer as 28 Unidades Regionais de Saúde do Estado acertando e executando os projetos dos programas estruturadores, como Hiperdia, Viva Vida, Saúde em Casa, Pró-Hosp e outros. Além do anúncio de um investimento de R$10 milhões de reais na região”.

Ao final da cerimônia, Wagner Ferreira realizou a assinatura de uma autorização de pagamento, com repasse fundo a fundo, da ordem de mais de R$ 2 milhões de reais aos municípios da microrregião. O investimento será utilizado para o custeio dos programas estruturadores Viva Vida, Saúde em Casa, Farmácia de Minas e construção de UBS. Na ocasião também foi autorizado a ordem de pagamento de R$5 milhões referentes a 64 convênios entre Governo de Minas e municípios da jurisdição da regional de São Joao Del Rei para aquisição de equipamentos hospitalares, veículos, medicamentos, UBS’s e reformas e custeio de hospitais.

O Saúde Itinerante, que teve início no dia 13/02, será realizado em 28 encontros regionais por todo o Estado (em sedes de Unidades Regionais de Saúde), com previsão de encerramento para o dia 31 de março.  Em cada região será apresentada uma experiência exitosa.

Investimentos na região

Em coletiva de imprensa realizada em 18 de fevereiro, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Alexandre Silveira, anunciou a liberação de mais de R$32 milhões para o combate a dengue em 778 municípios mineiros. O incentivo financeiro será para complementar o investimento do estado nos municípios e deverá ser destinado para execução das ações de vigilância e controle vetorial, mobilização social e assistência a pacientes com suspeita de dengue.

Além dos investimentos no combate à Dengue, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), o Governo de Minas tem investido na Região de São João Del Rei em programas como a Rede de Urgência e Emergência (R$ 17 milhões); Mães de Minas/Viva Vida (mais de R$ 4 milhões); Pro-Hosp (R$ 5,5 milhões); Saúde em Casa (mais de R$ 11 milhões); Farmácia de Minas (R$ 1,8 milhão) e ainda mais de R$ 8 milhões em aparelhos, obras, medicamentos e equipamentos nos municípios e hospitais da região.

Usuários da região também têm sido beneficiados com os programas Aliança pela Vida/Saúde Mental; Ver Minas e Programa Estadual de Controle Contra o Câncer de Mama. Ao todo, cinco municípios já aderiram ao Programa Aliança Pela Vida e três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) já estão habilitados; mais de 21 mil usuários, em 2 meses de programa Ver Minas, foram beneficiados com consultas, exames e cirurgias oftalmológicas; e cerca de 7 mil mulheres da região de São João Del Rei, com idade entre 40 e 69 anos realizaram mamografias pelo SUS.

Por Priscila Rezende