Créditos: Henrique ChendesO Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Alexandre Silveira, participou hoje, 22/02, em Inhapim, da ação “Saúde Itinerante – Governo de Minas mais perto de você”. A ação faz parte de um projeto da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais que pretende fortalecer as ações regionais de saúde e vai percorrer, durante os meses de fevereiro e março, as 28 Regionais de Saúde do Estado. Durante as ações, serão apresentadas as realizações do Governo de Minas na região nos últimos anos e os investimentos previstos para 2014.

Para o secretário, realizar essa ação  é uma satisfação enorme, que representa uma revolução na saúde regional. "Minha alegria está multiplicada por estar trazendo boas novas para essa região. Ontem estive junto com o governador Anastasia em Ipatinga trazendo o maior volume de recursos para a região leste. Temos um Estado com grande extensão territorial, por isso, adotamos a Política de Fortalecimento da Regionalização, para que possamos manter o contato próximo com nossas regionais. Se não aliviarmos e elencarmos nossos serviços de forma adequada, não vamos conseguir levar saúde de qualidade à população. Estamos ajudando, dessa forma, todo mundo, independente de partido, pois saúde pública se faz em conjunto. Existe um vazio assistencial no leste de Minas e nós vamos supri-lo", compromete-se.

Para essa ação, foram montadas na Praça dos Esportes, as estruturas dos programas Ver Minas, Mamógrafo Móvel e Dengue Móvel que ofereceram serviços de avaliação oftalmológica, mamografia e troca de materiais inservíveis (pets, latas e pneus) por óleo de soja, respectivamente.

"Tive  a oportunidade de ver os resultados desses programas hoje e  presenciei a importância deles para nossa gente. Estou consciente que precisamos avançar mais e que posso contribuir muito com a área de saúde pública", afirma o secretário de Saúde, Alexandre Silveira.

Ver Minas

Créditos: Henrique ChendesO programa Ver Minas tem o objetivo de diagnosticar e reduzir a prevalência da catarata e de outras doenças oculares na população mineira acima de 50 anos. Por meio desta iniciativa, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) oferece assistência clínica e cirúrgica, em Unidades Móveis, para a população que não dispõem de prestador para as consultas e cirurgias oftalmológicas.

A técnica de enfermagem, Terezinha de Jesus Silveira, de 58 anos, fez  cirurgia de catarata nos dois olhos. O marido, o cunhado e a  cunhada dela também foram atendidos pelo Programa. "O atendimento é nota mil. Quase não senti dor, consegui ficar relaxada porque o médico me passou segurança. Esse serviço é muito importante para  a população  e é muito gratificante, para mim, fazer parte dele. Hoje eu recebi uma graça muito grande por encontrar em meu caminho pessoas preparadas para lidar com gente. Estamos muito satisfeitos e indicarei para outras pessoas virem consultar. Espero que elas sejam tão felizes quanto eu", conta.

Mamógrafo móvel

O Mamógrafo Móvel, caminhão equipado para realizar mamografias, está percorrendo as regiões do Estado que não possuem o equipamento, permitindo a ampliação do número de mulheres com acesso ao exame. Com isso, o Governo de Minas pretende diagnosticar o câncer de mama de forma cada vez mais precoce e, assim, aumentar consideravelmente as chances de cura sem sequelas, além da queda na mortalidade.

A senhora Elza Gomes Torres, de 70 anos, fez o exame de mamografia pela primeira vez, hoje. Ela teve dois casos de câncer na família. "Achei essa iniciativa muito boa, porque protege muito as pessoas que, às vezes, tem  o problema e nem sabe. Minha filha e minha sobrinha tiveram câncer.  Minha filha fez quimioterapia e faz acompanhamento médico agora. Já minha sobrinha teve que tirar uma parte do seio. O atendimento que tive aqui foi beleza e eu espero estar bem de saúde", afirma.

As mamografias podem ser realizadas gratuitamente por mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos, sendo necessário apresentar apenas documento com foto.

Dengue Móvel

O Dengue Móvel é um caminhão que percorre os bairros da cidade trocando latas, garrafas pets e pneus por óleo de soja, para estimular a população a retirar de casa os objetos que possam acumular água e virar possíveis criadouros do mosquito da dengue. Nessa ação, o caminhão ficou estacionado na Praça dos Esportes realizando as trocas.

De acordo com levantamentos daSecretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), 80% dos focos do mosquito da dengue se encontram dentro das residências, por isso, ações de mobilização social são ferramentas estratégicas para combater a dengue, que só será vencida se cada indivíduo tomar para si a responsabilidade pela eliminação dos focos do mosquito.

A família de Igor Felipe Santos Silva, de 9 anos, já entendeu  a importância da participação popular  e está fazendo sua parte, como conta o  garoto, que recolheu 5 pneus na loja do seu primo. "Meu pai já teve dengue e lembro que ele se queixava de muita dor. Nós agora tomamos mais cuidado com o lixo e minha mãe cuida das plantas e do terreiro para não deixar água parada", conta.

Por Silvâne Vieira