Na próxima quinta-feira (30/01), às 14h, o Secretário-adjunto de Estado de Saúde, Wagner Ferreira, preside a solenidade de inauguração da nova sede do Centro de Informações e Estratégias de Vigilância em Saúde (CIEVS), em Belo Horizonte. Na oportunidade, o secretário participará também da reinauguração da sede do Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde (CIAS), que funcionará no mesmo local do CIEVS. Ainda na agenda, o lançado do Módulo de Transporte Eletivo do Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS), voltado para os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

CIEVS

O CIEVS é o órgão coordenador das situações de crise que ocorrem no Estado. É responsável pelo acompanhamento e notificação dos agravos que, pelo seu elevado potencial de disseminação e/ou riscos à saúde pública, necessitam de acompanhamento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Atua em tempo real, como Rede Integrada de Vigilância, Assistência e Laboratório, identificando, monitorando e controlando eventos que possam ameaçar a saúde da população.

CIAS

O Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde (CIAS) é uma iniciativa autônoma de municípios circunvizinhos que se associam para promover ações de promoção, proteção e recuperação da saúde de suas populações, especialmente a estruturação do serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU na rede regional de urgência e emergência.

SETS

O Sistema Estadual de Transporte em Saúde (Sets) é responsável por garantir o deslocamento do paciente de forma eficiente e humanizada, para realização de exames e consultas especializadas fora de seu domicílio. O transporte é realizado por veículo tipo microônibus equipado com ar condicionado, TV, DVD, poltronas reclináveis e monitorado via GPRS. Por meio de um sistema via web, liberado a todos os municípios contemplados com o Módulo Eletivo do SETS, são realizados agendamentos dos pacientes aos destinos previamente pactuados entre os gestores de saúde dos municípios. Após o agendamento, o sistema emite o bilhete de passagem, informando a placa do veículo em que será feito o trajeto, o horário e o número do assento do passageiro.

Inauguração das novas sedes do CIEVS e do CIAS; lançamento do Módulo de Transporte Eletivo do Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS)

Data: 30/01 (quinta-feira)

Local:Rua Rio de Janeiro, 471- 8º andar - Praça Sete – Belo Horizonte