·         A bactéria KPC (Klebsiella pneumoniae Carbapenemase) é um microorganismo que foi modificado geneticamente no ambiente hospitalar e que é resistente aos antibióticos, principalmente aos carbapenêmicos. O contágio ocorre em ambiente hospitalar, pelo contato com secreções do paciente infectado, desde que não sejam respeitadas normas básicas de desinfecção e higiene.

·         A emergência e disseminação de Enterobactérias resistentes a carbapenêmicos é uma ameaça à saúde pública por reduzir as opções  terapêuticas para os pacientes infectados. Estes microorganismos, além de  associados a altas taxas de mortalidade, têm potencial de se espalharem amplamente.  O primeiro relato de KPC no mundo foi identificado nos Estados Unidos em 1996. A partir do ano de 2001 estas bactérias disseminaram-se amplamente em vários países. No Brasil, em 2009, foram identificados os primeiros casos de KPC  em quatro pacientes de uma UTI de um hospital de Recife-PE . Em Minas Gerais os primeiros casos foram identificados no ano de 2010.

·         De acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, Nota Técnica nº 01/2013 é indicação de notificação obrigatória a ocorrência de surtos de infecção hospitalar pela KPC ou outras bactérias multi-resistentes. Em Minas Gerais em 2010, tivemos 36 casos notificados com 3 casos confirmados, em 2011 133 casos notificados com 3 casos confirmados e nenhum óbito relacionado a KPC. No ano de 2012, em surto identificado em hospital da região metropolitana de Belo Horizonte tivemos 25 casos notificados, sendo 14 infectados (desenvolveram doença relacionada a bactéria) e 11 colonizados (tinham a bactéria, mas não desenvolveram doença.

·         Em Minas Gerais em 2010, tivemos 36 casos notificados com 3 casos confirmados, em 2011 133 casos notificados com 3 casos confirmados e nenhum óbito relacionado a KPC. No ano de 2012, em surto identificado em hospital da região metropolitana de Belo Horizonte tivemos 25 casos notificados, sendo 14 infectados (desenvolveram doença relacionada a bactéria) e 11 colonizados (tinham a bactéria, mas não desenvolveram doença).

·         No mês de novembro de 2013, foi suspeitado de caso de KPC em um hospital, em Montes Claros, sendo enviado amostra para a Fundação Nacional Ezequiel Dias, com confirmação no dia 05/12/13. Até o momento no hospital foram notificados 20 casos de KPC, com 03 óbitos. Atualmente, permanecem internados na UTI do hospital 9 pacientes,  2 são infectados e os outros 7 são apenas colonizados.

Ações do estado

·         A Vigilância Sanitária Estadual, em contato com as equipes do hospital e da Vigilância Sanitária Municipal orientou as medidas para contenção de um possível surto. Foram instituídas medidas de vigilância e controle no hospital.

·         O Centro de Informações e Estratégias em Vigilância em Saúde – CIEVS Minas, juntamente com a Vigilância Sanitária Estadual estarão acompanhando juntamente com as equipes locais, o surto do hospital em questão, e intensificando as medidas de vigilância e controle em outros hospitais da cidade e região devido o risco de disseminação da bactéria.

Medidas adotadas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) DO HOSPITAL

·         Suspenderam novas internações na UTI;

·         Intensificaram medidas de precaução padrão e por contato (uso de capotes descartáveis, luvas e toucas), entre outras.

·         Monitoramento dos casos (infectados e colonizados);

Medidas adotadas pelas SES e secretaria municipal de saúde:

·         Inspeção sanitária no hospital;

·         Grupo de trabalho para divulgação de alertas e medidas preventivas a todos os hospitais de Montes Claros;

·         Visa’s estadual e municipal estão fazendo acompanhamento contínuo das ações necessárias ao controle dos casos;