Até o dia 31 de janeiro as mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos do município de Raposos poderão realizar gratuitamente o exame de mamografia. A ação, que começou na terça-feira, 21/01, pretende atingir mais de 4 mil mulheres do município e incentivá-las aos cuidados com a saúde e prevenção.

Segurança e comodidade são os benefícios que representam a permanência da unidade de mamografia móvel em Raposos durante este período. Segundo o prefeito da cidade, Carlos Alberto Coelho, estimular a saúde do município e incentivar a prevenção, contando com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), é muito importante para o município. “Anualmente temos uma demanda considerável para a realização deste exame e com esta ação do Estado iremos com certeza diminuir esta demanda e estimular a saúde”.

O Secretário Municipal de Saúde, Rômulo Morato dos Santos, também afirma que a presença da unidade móvel de mamografia também promove mais bem estar para as mulheres que sem esta oportunidade teriam que ir até Belo Horizonte para realizar o exame.

Para Maria Aparecida Botero, de 51 anos, a prevenção do câncer de mama se tornou uma questão ligada até mesmo à saúde da família. Ela já perdeu duas primas com a doença e atualmente outras três primas foram diagnosticadas com a doença. “A última mamografia que realizei foi em 2012 e por isso não perderia a oportunidade de realizá-la aqui. Para mim é realmente uma oportunidade valiosa de cuidar da minha saúde”, disse.

Para realizarem o exame, as mulheres de Raposos devem se cadastrar das 08h às 17h, nas unidades do Programa de Saúde da Família ou na unidade mista de saúde do município. A unidade móvel de mamografia estará na cidade até o dia 31 de janeiro, de segunda a sexta-feira, na Praça da Rodoviária, no horário de 10 as 12h30 e de 13h as 17h15. Após a realização do exame, depois de 20 dias, o resultado estará disponível na Secretaria de Saúde Municipal e as mulheres diagnosticadas com a doença serão encaminhadas para um mastologista.

Por Alessandra Maximiano