Desde o dia 16/12, os moradores de Santa Luzia, que frequentam a Unidade Básica de Saúde (UBS) Morada do Rio, passam a contar com um sistema de prontuário eletrônico. Naquele dia  foi utilizado oficialmente pela primeira vez no estado o  Sistema de Registro Eletrônico em Saúde (SRES) para uso na Atenção Básica. Conhecido também como Prontuário Eletrônico, o sistema foi criado para atender ao Programa Saúde em Casa, em especial às Equipes de Saúde da Família.

Para o responsável pela implantação do projeto, Rodrigo Queiroga, inicialmente conhecido como Projeto Prontuário Eletrônico de Saúde da Família, o Projeto para implantação do Serviço de Registro Eletrônico em Saúde no Estado de Minas Gerais tem como principal objetivo a melhoria na Atenção à Saúde. “Especialmente na atenção às condições crônicas. Para isto tem como foco a atenção primária e ambulatorial, regentes do atendimento ao cidadão. Espera-se, através da implantação deste serviço e de ações preventivas e de caráter pró-ativo, reduzir a busca na atenção especializada e hospitalar, otimizando todo o sistema único de saúde e melhorar a qualidade no atendimento em qualquer ponto de atenção, por meio do fornecimento de informações clínicas sumarizadas que propiciem um atendimento mais seguro e direcionado a cada cidadão.”

Segundo Rodrigo, a definição das próximas unidades dependerá da capacitação das equipes dos nossos Núcleos de Atenção Primária que serão responsáveis por nos auxiliar no suporte aos municípios. “Todos os municípios que quiserem fazer uso do sistema estarão autorizados. Teremos apenas que planejar o treinamento dos Núcleos de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) e dos multiplicadores daqueles municípios para dar início à implantação. Estamos prevendo a primeira turma para 13 de janeiro de 2014,” completa.

O Projeto faz parte do conjunto de intervenções propostas pelo Programa Saúde em Casa, estratégia da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, e apoia a implantação do Plano Diretor da Atenção Primária, vem sendo desenvolvido desde novembro de 2012. O planejamento foi aprovado no início de março e hoje está tendo a sua primeira versão em uso real na UBS Morada do Rio, em Santa Luzia.

Beneficiando a população

Conforme Rodrigo Queiroga, a população terá acesso a um conjunto de informações sobre sua saúde de forma mais estruturada. O profissional poderá registrar cada encontro com o usuário / paciente do SUS, onde poderá manter ali todos os cuidados necessários. Isso vai garantir a ambos maior acurácia nas informações, evitar interações medicamentosas indesejadas, garantir a continuidade do cuidado, não importando o ponto de atenção. Essa entrega, visa apoiar todos os membros das equipes de saúde da família.

Por Jornalismo SES