A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros iniciou nesta quinta-feira, 19, a preparação dos 53 municípios que integram sua área de atuação para a introdução, no calendário anual, das vacinas contra a Hepatite A e HPV (câncer do colo de útero). A partir de 2014 as duas vacinas passarão a integrar o calendário do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municipais de saúde. Em Minas Gerais a estimativa é de que, a partir de março, estarão aptas para serem imunizadas contra o câncer do colo de útero mais de 509 mil meninas com idade entre 11 e 13 anos. Em dois encontros que iniciados nesta quinta-feira e que serão encerrados nesta sexta-feira, 20, em Montes Claros, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) está repassando informações às equipes de imunização dos municípios, levando-se em conta que a introdução das novas vacinas no calendário nacional é aguardada há vários anos pela população. A referência técnica em imunização da SRS Montes Claros, Josiane Dias Gusmão explicou que a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) deverá ser ministrada a partir de março em todas as meninas com idade entre 11 e 13 anos. Em 2015, serão contempladas crianças do sexo feminino com idade entre 10 e 11 anos e, em 2016, a previsão é de que a campanha envolva meninas com nove anos de idade.

Pedro Ricardo

A vacina contra o HPV é aplicada em três doses. A segunda imunização ocorre seis meses após a aplicação da primeira vacinação e, a terceira, cinco anos após a primeira dose. A decisão do Governo Federal em incluir a vacinação contra o HPV no calendário anual tem como base trabalho já realizado em vários países, onde a imunização viabilizou considerável redução dos casos de câncer do colo de útero. A vacinação pretende combater fatores de risco que podem levar ao surgimento do câncer, segundo tipo de doença mais frequente em mulheres brasileiras. Anualmente, em todo o país, essa doença causa a morte de aproximadamente 21 mil mulheres.

HEPATITE

O início da campanha de vacinação contra a Hepatite A está previsto para janeiro do próximo ano, contemplando crianças com até dois anos de idade. A Hepatite A é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus VHA que afeta o fígado. Sua transmissão se dá através de baixas condições de saneamento básico e higiene pessoal, vitimando principalmente crianças. O consumo de alimentos mal preparados e água contaminada são alguns dos principais causadores de transmissão da Hepatite A, que pode ocorrer em surtos epidêmicos, tendo relação com menores condições socioeconômicas e educacionais.

A superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Olívia Pereira de Loiola ressalta a importância do trabalho prévio que a Secretaria de Estado de Saúde está realizando junto aos municípios, visando prepará-los para a introdução das duas novas vacinas no calendário anual de imunização.

“Com o envolvimento das prefeituras e de suas respectivas secretarias municipais de Saúde, certamente o Governo de Minas obterá êxito na imunização da população alvo contra a Hepatite A e o câncer do colo de útero. Para isso, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros não medirá esforços para orientar as ações nos 53 municípios que compõe sua área de atuação”, frisa a superintendente.

Por Pedro Ricardo