A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) realiza nesta quinta e sexta-feira, 19 e 20 de dezembro, encontros com representantes de 53 municípios que integram sua área de atuação, objetivando preparar as secretarias de Saúde dos municípios para a introdução de duas novas vacinas no calendário anual: contra a Hepatite A e o câncer do colo de útero. Os encontros serão realizados na sede da SRS, no período de 9 às 17 horas.

A previsão do Ministério da Saúde é de que a vacina contra a Hepatite A seja aplicada a partir de janeiro de 2014 em crianças com até dois anos de idade. A Hepatite A é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus VHA que afeta o fígado. Sua transmissão se dá através de baixas condições de saneamento básico e higiene pessoal, vitimando principalmente crianças. O consumo de alimentos mal preparados e água contaminada são alguns dos principais causadores de transmissão da doença que pode ocorrer em surtos epidêmicos, tendo relação com menores condições socioeconômicas e educacionais.

Já a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) deverá ser ministrada a partir de março em todas as meninas com idade entre 11 e 13 anos. A vacina pretende combater fatores de risco que podem levar ao surgimento do câncer de colo de útero, segundo tipo de doença mais frequente em mulheres brasileiras. A referência técnica em imunização da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Josiane Dias Gusmão explica que em 2014 a vacina HPV será aplicada em meninas com idade entre 11 e 13 anos. Em 2015, serão contempladas crianças do sexo feminino com idade entre 10 e 11 anos e, em 2016, a previsão é de que a campanha envolva meninas com nove anos de idade.

O encontro da Superintendência Regional de Saúde com os municípios objetiva orientar as referências técnicas das secretarias de Saúde com relação à introdução das novas vacinas no calendário anual. As datas definitivas de realização das campanhas ainda estão sendo definidas pelo Ministério da Saúde, mas o Governo de Minas já iniciou trabalho de articulação com os municípios de todo o Estado, a fim de que as ações alcancem o melhor resultado possível.

A superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Olívia Pereira de Loiola destaca que um dos principais objetivos do encontro é conscientizar as referências técnicas de saúde quanto a importância da implantação das novas vacinas no calendário anual, além da mobilização da sociedade para o acesso ao novo benefício. “As novas vacinas devem se constituir como aliadas da população aos exames preventivos e às ações educacionais em saúde, visando reduzir a incidência de casos das doenças nos municípios e no Estado como um todo”, observa a superintendente.

Por Pedro Ricardo