A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participou hoje (14/12), da Ação BH Cidadania-Rede Ouvir, evento organizado pela Rede Mineira de Ouvidorias Públicas (Rede Ouvir-MG), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte. Das 8h às 14h, foram diversos serviços e atividades oferecidos à população, no Parque Municipal da capital, para promover a cidadania e integrar os moradores. O evento fez parte das comemorações oficiais dos 116 anos de Belo Horizonte.

Para promover a saúde e orientar os belo-horizontinos, a SES disponibilizou o dengômetro (estande para difundir informações de combate à dengue) e o mamógrafo móvel para que as mulheres na faixa etária acima de 40 anos pudessem fazer consultas e realizar exames de mamografia. Já as gestantes e mães com filhos de até um ano de idade, tiveram a oportunidade de se cadastrar no Projeto Mães de Minas - maior programa estadual do país neste segmento - e receber cartilhas e materiais informativos. Após o cadastro, elas passam a ser monitoradas em sua gravidez, do pré-natal até o primeiro ano do bebê.

Para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e orientar a população, foram distribuídos materiais informativos sobre a AIDS e outras DST’s. Além disso, foram entregues preservativos masculinos para os visitantes. A SES também exibiu vídeos com orientações para a população sobre o câncer de mama; gripe; AIDS e outras DSTs; dengue e mortalidade materna e infantil.

O ouvidor-geral do Estado, Fábio Caldeira, explicou que essa iniciativa teve por objetivo celebrar o 116º aniversário de Belo Horizonte, fortalecer a cooperação social e integrar os órgãos que compõem a Rede Ouvir-MG: “Este fomento à democracia só se legitima com a participação efetiva da população na análise, elaboração e aplicação de políticas públicas. E a Ouvidoria é o principal canal para que isso aconteça”.

Saúde e cidadania

Quem aproveitou a oportunidade para cuidar da saúde foi a doméstica Elza Ferreira Reis. Com 55 anos, ela contou que tem costume de fazer a mamografia desde os 35. “Moro em Ibirité e faço parte do Grupo de Ginástica Vida Saudável. Através deles fiquei sabendo desse evento e fiz questão de vir para participar de tudo. Já queria fazer a mamografia e aproveitei hoje essa oportunidade que tive”, disse.

Já a faxineira Maria Helena Almeida Oliveira, de 50 anos, comentou sobre a importância de ações como essa para a população. “Há alguns anos descobri que tinha câncer no colo de útero e tive que fazer uma cirurgia. Não precisei fazer a quimioterapia, mas a minha preocupação com a saúde aumentou muito depois disso. Não podia perder essa oportunidade de fazer a mamografia gratuitamente”, completou.

Outra que aproveitou o evento para cuidar da saúde foi a professora e artesã, Sandra Maria dos Santos, de 64 anos. “Vim checar minha pressão que tem andado alta e aproveitei para pegar os materiais informativos sobre a dengue. Os gibis e as cartilhas de combate à doença são lindos e estou levando para minha sobrinha. Ela adora ler e vai poder se divertir e se conscientizar ao mesmo tempo”, contou Sandra.

O evento contou com várias atrações e diversas atividades,entre elas distribuição gratuita de livros, oficina de educação ambiental, apresentações culturais, barraquinhas de artesanato, atividades infantis de lazer, emissão digital de Carteiras de Trabalho e Previdência Social, atendimento jurídico, exposições, academia a céu aberto e distribuição de material informativo de diversos setores.

A Rede Mineira de Ouvidorias Públicas surgiu de uma parceria entre a Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE), o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). A iniciativa é pioneira no país e tem o objetivo de contribuir para a ampliação e fortalecimento do instituto ouvidoria sob o conceito de rede.

Por Alexandre Dutra